HGE realiza nova captação de órgãos e mais cinco vidas poderão ser salvas
Com a ação, dois rins, duas córneas e um fígado foram disponibilizados para receptores

Cinco vidas poderão ser salvas depois que uma família deu o "sim" para a doação dos órgãos de um ente querido internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e diagnosticado com morte encefálica. A captação ocorreu na madrugada desta sexta-feira (13), na maior unidade hospitalar do Estado e, com isso, dois rins, duas córneas e um fígado foram registrados no Sistema Nacional de Transplantes e transportados para receptores compatíveis, conforme a Central de Transplantes de Alagoas.
O procedimento mobilizou também cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores do HGE, unidade hospitalar alagoana que mais tem colaborado com a diminuição da lista de espera por transplante de órgãos em Alagoas. O doador não pode ter a identidade revelada, pois o processo de doação é sigiloso, de acordo com a legislação brasileira.
“Mas podemos agradecer aos familiares que, nesse momento de luto, se sensibilizaram pela doação dos órgãos, o que representa a materialização da esperança de tantas pessoas que estão na fila de espera pelo transplante. Para isso acontecer, participamos de todo o processo, desde a realização do protocolo de morte encefálica até o acondicionamento correto dos órgãos para o transporte seguro até o receptor”, explicou Anne Costa, enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
%20(1).jpg)
Conforme o último levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas, 536 pessoas estão na lista de espera pelo transplante, sendo que 512 precisam de córneas, 18 de um rim e seis de um fígado. Para tentar aumentar o quantitativo de doações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove durante todo este mês a campanha Setembro Verde, com o tema "A Esperança Vive no Sim”, onde várias atividades estão sendo realizadas, visando conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.
“A campanha tem extensa programação, mas é preciso reforçar que a doação deve acontecer durante todo o ano. Sendo assim, convidamos a todas as pessoas que externem a sua posição sobre o assunto, informando a família o seu desejo em caso de falecimento. Ser um doador de órgãos significa ter amor ao próximo, ter empatia, ter consciência de que essa decisão também salva vidas", declarou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Simultaneamente
Também na madrugada desta sexta-feira (13), outra captação de órgãos foi realizada em Alagoas, com o acompanhamento da equipe da Central de Transplantes de Alagoas. O processo foi realizado em um paciente da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e também foi viável a coleta de rins e córneas.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
