Sesau investiga primeira morte pela Febre Oropouche em Alagoas
Até o último dia 5, Alagoas registrou 115 casos da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investigando o primeiro óbito relacionado à febre Oropouche, conforme a nota técnica da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa) divulgada na última quarta-feira (18). O caso, proveniente de Maceió, é analisado com a metodologia de RT-PCR em tempo real, que descartou dengue, zika e chikungunya, confirmando Oropouche como a causa.
Até o último dia 5, Alagoas registrou 115 casos de febre Oropouche em 2024, todos confirmados por testes do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, com o município de Palmeira dos Índios concentrando 94 casos (82,46%).
Outros municípios afetados incluem Tanque D’Arca com quatro casos (3,51%), e Viçosa, Estrela de Alagoas, Japaratinga e Maceió, com dois casos cada (1,75%). Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Igaci, Murici, Porto Calvo e União dos Palmares têm um caso registrado cada.
A análise dos dados revela que 82 casos (71,93%) ocorreram em residentes da zona rural, enquanto 26 casos (22,81%) foram registrados na zona urbana. Seis casos (5,26%) não possuem informação sobre a zona de residência. A Sesau, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), continua a investigação epidemiológica para identificar a origem das infecções e garantir o controle da situação.
*Estagiário sob supervisão da redação
Últimas notícias

Desaprovação a Lula no Nordeste sobe 9 pontos e chega a 46%, diz Quaest
![[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos](https://img.7segundos.com.br/dGiNM6DxcjokAGTHXwu5CAUIR7U=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/25832d03-660e-412b-b148-23c2309b22c8.jpg)
[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos

Jovem é preso por ameaçar matar a própria mãe em Paulo Jacinto

‘Não tinha placa’, diz Carlinhos Maia sobre passeio de quadriciclo em área de desova de tartarugas

Trump impõe tarifas até a ilhas habitadas apenas por animais

Durval Lelys e Menos é Mais são anunciados como atrações do aniversário de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
