Japaratinga registra primeiro caso da febre oropuche em Alagoas
Mosquito maruim é o principal transmissor da doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o primeiro caso da febre oropuche em Alagoas foi registrado no município de Japaratinga. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (10) e o paciente trata-se de um homem de 55 anos de idade. O mosquito maruim é o principal transmissor da doença.
De acordo com o Sesau, o homem que foi diagnosticado com a doença na cidade do Litoral Norte de Alagoas não apresentou complicações clínicas graves. A Secretaria estadual de Saúde investiga a origem da transmissão, já que a febre oroupuche nunca tinha sido registrada em território alagoano.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o maruim é o principal transmissor da febre Oropouche. A muriçoca ou pernilongo também pode transmitir o vírus. A transmissão ocorre por mosquitos infectados, depois que eles picam uma pessoa ou animal infectados e se contaminam.
Conforme informou o Ministério da Saúde, no ano passado em todo o país foram registrados 773 casos da febre oropouche, sendo que 99% ocorreram na Região Norte do Brasil. Em maio desse ano, dois casos da virose também foram confirmados em solo pernambucano.
Sintomas
Os principais sintomas da febre oropuche são: febre de início súbito; dor de cabeça; dor muscular e articular; tontura; dor retro ocular; calafrios; fotofobia; náuseas e; vômitos. Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde.