Japaratinga registra primeiro caso da febre oropuche em Alagoas
Mosquito maruim é o principal transmissor da doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o primeiro caso da febre oropuche em Alagoas foi registrado no município de Japaratinga. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (10) e o paciente trata-se de um homem de 55 anos de idade. O mosquito maruim é o principal transmissor da doença.
De acordo com o Sesau, o homem que foi diagnosticado com a doença na cidade do Litoral Norte de Alagoas não apresentou complicações clínicas graves. A Secretaria estadual de Saúde investiga a origem da transmissão, já que a febre oroupuche nunca tinha sido registrada em território alagoano.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o maruim é o principal transmissor da febre Oropouche. A muriçoca ou pernilongo também pode transmitir o vírus. A transmissão ocorre por mosquitos infectados, depois que eles picam uma pessoa ou animal infectados e se contaminam.
Conforme informou o Ministério da Saúde, no ano passado em todo o país foram registrados 773 casos da febre oropouche, sendo que 99% ocorreram na Região Norte do Brasil. Em maio desse ano, dois casos da virose também foram confirmados em solo pernambucano.
Sintomas
Os principais sintomas da febre oropuche são: febre de início súbito; dor de cabeça; dor muscular e articular; tontura; dor retro ocular; calafrios; fotofobia; náuseas e; vômitos. Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde.
Veja também
Últimas notícias
Mulher morre após passar mal enquanto bebia em praça de São Miguel dos Campos
Motorista derruba poste em acidente no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Reserva técnica da Policia Científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Em uma semana, PM tira de circulação arsenal e drogas em várias cidades de Alagoas
Casal russo tatua o filho de um ano para ganhar apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
