Filha cumpre o desejo da mãe e autoriza a doação dos órgãos para transplantes no HGE
Meta é conseguir zerar a fila de espera por transplantes em Alagoas, além de poder ajudar o programa nacional

A mãe de Maria Welita dos Santos, de 45 anos, estava na igreja quando sofreu um mal súbito. Apesar de ser socorrida e reanimada, antes mesmo de chegar ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, a falta de oxigenação no cérebro causou a morte encefálica e a decisão da família foi pela doação de órgãos. Com isso, a captação dos dois rins e das duas córneas ocorreu com sucesso, e os órgãos já foram levados para os quatro receptores.
“A minha mãe sempre gostou de ajudar as pessoas. Ela era artesã, me ensinou a sua arte, bem como outras lições que meu irmão e eu levaremos para sempre em nossas vidas. Em conversas, ela externou a vontade de doar seus órgãos e nós já falamos um dia sobre isso. Sendo assim, não fazia sentido negar a doação, iria de encontro com o desejo dela, com tudo o que ela representa para nós e com o que também acredito”, disse Welita, que é casada e tem dois filhos.
O procedimento ocorreu no centro cirúrgico do HGE, mediante mobilização da Central de Transplantes de Alagoas, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e servidores plantonistas. Segundo a enfermeira Anne Costa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conta com profissionais qualificados para agir de forma humanizada e eficiente quando o protocolo identifica mais um caso de morte encefálica nos hospitais em Alagoas.
“Quando o diagnóstico de morte encefálica é confirmado, nós convidamos os familiares para uma conversa, onde informamos essa triste notícia e perguntamos se autorizam a doação dos órgãos. Caso a resposta seja positiva, iniciamos todos os trâmites necessários para que tudo ocorra conforme as orientações do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Os rins e as córneas já foram transportados para os receptores indicados pelo Sistema Nacional de Transplantes
Dados.
Conforme o último levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas no mês de agosto, 536 pessoas estavam na lista de espera por transplantes, sendo 512 vivendo a expectativa de receber novas córneas, 18 esperando um rim e seis precisando de um fígado. A meta é conseguir zerar a fila de espera por transplantes em Alagoas, além de poder ajudar o programa nacional, considerado o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo.
“E você que está lendo essa notícia, procure ou busque um grande esclarecimento para doar o órgão do ente querido. Eu sei que é angústia para uns, mas é felicidade para outros. Então é um pedacinho que morre, mas é um pedacinho que vai nascer. Você vai ver o órgão da sua família, do seu ente querido, nascer em outras pessoas”, declarou Welita.
Vale recordar que todo o processo que resulta no transplante é garantido a toda população por meio do Sistema Único de Saúde [SUS], responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. E que o governo Paulo Dantas está comprometido em expandir esse importante serviço que é mais uma forma viável para salvar vidas.
Veja também
Últimas notícias

Quase 400 pessoas tiveram casas afetadas pela chuva intensa que atinge Alagoas

Rodovia BR 416 permanece interditada no município de Colônia Leopoldina

Davi Maia dá pistas sobre futuro de Paulo Dantas: ministro de Lula ou prefeito de Maceió em 2028

Alagamentos em Pilar e São Miguel dos Campos impressionam; rios e lagoas seguem alerta

Torcedor símbolo do ASA, 'Zé da Galera', morre e deixa legado de paixão pelo clube

Encontro Estadual de Adoção acontece no Maceió Shopping nos dias 22 e 23
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
