Saúde

Sesau promove ação sobre doação de órgãos na orla de Maceió neste domingo (22)

Evento será realizado das 9h às 12h e buscará conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos

Por 7Segundos, com assessoria 20/09/2024 15h03 - Atualizado em 20/09/2024 15h03
Sesau promove ação sobre doação de órgãos na orla de Maceió neste domingo (22)
A ação educativa promovida pela Sesau sobre a doação de órgãos ocorrerá na orla de Maceió neste domingo (22) - Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes de Alagoas, promove, neste domingo (22), uma ação de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A iniciativa, que faz parte dos eventos alusivos ao Setembro Verde, mês dedicado à doação de órgãos, vai ser realizada na Rua Aberta da orla de Ponta Verde, em Maceió, das 9h às 12h.

Durante o evento será distribuído material informativo e serão disponibilizados testes rápidos para hepatites. Também será possível se cadastrar para ser doador de medula óssea, em ação promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Paralelamente, técnicos da Central de Transplantes irão esclarecer dúvidas sobre o processo de se declarar doador e de como ocorre a declaração de morte encefálica. Também durante a ação, pessoas transplantadas irão apresentar depoimentos sobre a luta enfrentada até receber um novo órgão.

“O ato de dizer sim à doação de órgãos é um ato de dizer sim à vida e à esperança. Isso porque, ele irá acabar com o sofrimento e a dor de pessoas e famílias que aguardam na lista de espera por um órgão”, destacou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.

A coordenadora da Central de Transplantes também salientou que, no Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, o procedimento só vai ser realizado se a família concordar.

“Por isso, conscientizar a população é de grande importância para ajudar a reduzir mitos e medos em torno desse gesto, uma vez que o papel dos familiares nesse contexto é fundamental, pois só eles podem liberar a doação. Desse modo, a pessoa que tiver o desejo de doar, deve comunicar à família”, explicou.

LISTA DE ESPERA EM ALAGOAS


Segundo dados da Central de Transplantes de Alagoas, o Estado possui 536 pessoas à espera de órgãos, sendo 512 no aguardo por uma córnea, 18 por um rim e seis por um fígado.

Entre janeiro e agosto de 2023, foram realizados 62 transplantes em Alagoas, enquanto que, no mesmo período deste ano, foram feitos 90 procedimentos.