Fraude no INSS: Alagoas e outros sete estados são alvos de operação da PF
DF também faz parte da operação que cumpre 25 mandados de busca e 18 mandados de prisão
Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação para combater crimes praticados por três servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estriam vendendo os dados de cidadãos brasileiros. A operação “Mercado de Dados” é da Polícia Federal (PF) e está acontecendo em diversos estados do pais, incluindo Alagoas.

Além dos três funcionários do INSS, um hacker também está sendo investigado por envolvimento na fraude. Segundo informações da PF, os agentes estão nas ruas para cumprir 29 mandados de busca e 18 mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Paraná, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações da PF começaram há um ano, em setembro de 2023. Por meio dela foi identificado o esquema da organização criminosa que fraudava o sistema de segurança de dados e conseguia ter acesso a informações de brasileiros, as quais eram vendidas para outros criminosos.
Segundo as investigações a quadrilha operava da seguinte forma: hackers que faziam uso de técnicas avançadas de invasão cibernética e conseguiam ingressar diretamente no banco de dados do INSS. Com isso, servidores do INSS comercializavam as credenciais de acesso dos usuários do sistema para qualquer pessoa que estivesse interessado em comprar.
Ainda de acordo com a PF, um dos harckers, que é alvo desta operação, já é conhecido pela polícia, sendo um dos mais habilidosos invasores de sistemas informatizados do Brasil.
Além dos mandados de busca e apreensão, a justiça determinou o sequestro de 24 imóveis que seriam de membros da quadrilha, e, ainda, o bloqueio de valores em dinheiros que chegam a R$34 milhões.
Veja também
Últimas notícias
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Governo de Alagoas investe na restauração da rodovia AL-115
Motorista fica ferido após carreta tombar na AL-115, em Igaci
Carnaval do Peba terá regras rígidas contra paredões e circulação de veículos na areia
Decisão judicial determina liberação do corpo de Paul Cristian para sepultamento
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
