Oncologista pediátrica do Hospital da Criança de Alagoas faz alerta sobre o câncer infantojuvenil
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros

Além da campanhas relacionadas à prevenção ao suicídio, às doenças cardiovasculares e de incentivo à doação de órgãos, o mês de setembro também é voltado para o alerta sobre o câncer infantojuvenil.
Por esta razão, a oncologista pediátrica do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), Alessandra Lamenha, chama a atenção dos pais para os cuidados que devem ser adotados em caso de diagnóstico positivo do câncer pediátrico.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as neoplasias pediátricas representam, aproximadamente, 3% do número total de cânceres que atingem os adultos. No entanto, atualmente, é a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes brasileiros.
“O câncer em crianças e adolescentes tem um percentual de cura que pode chegar acima de 80%. O grande desafio é o diagnóstico precoce, porque quando ele ocorre no início da doença, as chances de cura aumentam exponencialmente”, salienta a médica do HCA, Alessandra Lamenha.
A Campanha de Combate ao Câncer Infantojuvenil é batizada de Setembro Dourado, em alusão a força e a resiliência das crianças em sua batalha contra o câncer. Existem vários tipos de cânceres que podem afetar crianças e adolescentes, sendo a leucemia o mais frequente, e que atinge o sistema nervoso central e os linfomas.
A oncologista explica que o câncer entre adultos e crianças têm diferenças, apesar das pessoas acharem similares. “A criança não é um adulto em miniatura. Os pequenos têm características físicas e fisiológicas diferentes dos mais velhos. No adulto, o câncer é prevenível, já na criança é diferente, por não possuir prevenção. Muitas vezes as causas do câncer infantil não são descobertas”, enfatiza.
É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos a alguns sinais nas crianças e adolescentes, como febre prolongada, dor e caroços em determinados locais do corpo. O Hospital da Criança, localizado no Jacintinho, em Maceió, possui, no Ambulatório de Especialidades, espaço para atender os pequenos alagoanos que tiverem algum desses sintomas.
Veja também
Últimas notícias

Musico Alagoano Hermeto Pascoal morre aos 89 anos

Homem é preso por atacar filho com golpes de faca e reagir à abordagem da PM em Minas

Mais de 100 mil pessoas participam de protesto em Londres convocado por ativista de extrema direita

PM apreende 17 armas de fogo e mais de 10 Kg de drogas na última semana em Alagoas

Carro roda na pista e se choca contra mureta na Avenida Josefa de Melo

Biota alerta para regras de convivência durante temporada reprodutiva de baleias-jubarte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
