Oncologista pediátrica do Hospital da Criança de Alagoas faz alerta sobre o câncer infantojuvenil
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros
Além da campanhas relacionadas à prevenção ao suicídio, às doenças cardiovasculares e de incentivo à doação de órgãos, o mês de setembro também é voltado para o alerta sobre o câncer infantojuvenil.
Por esta razão, a oncologista pediátrica do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), Alessandra Lamenha, chama a atenção dos pais para os cuidados que devem ser adotados em caso de diagnóstico positivo do câncer pediátrico.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as neoplasias pediátricas representam, aproximadamente, 3% do número total de cânceres que atingem os adultos. No entanto, atualmente, é a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes brasileiros.
“O câncer em crianças e adolescentes tem um percentual de cura que pode chegar acima de 80%. O grande desafio é o diagnóstico precoce, porque quando ele ocorre no início da doença, as chances de cura aumentam exponencialmente”, salienta a médica do HCA, Alessandra Lamenha.
A Campanha de Combate ao Câncer Infantojuvenil é batizada de Setembro Dourado, em alusão a força e a resiliência das crianças em sua batalha contra o câncer. Existem vários tipos de cânceres que podem afetar crianças e adolescentes, sendo a leucemia o mais frequente, e que atinge o sistema nervoso central e os linfomas.
A oncologista explica que o câncer entre adultos e crianças têm diferenças, apesar das pessoas acharem similares. “A criança não é um adulto em miniatura. Os pequenos têm características físicas e fisiológicas diferentes dos mais velhos. No adulto, o câncer é prevenível, já na criança é diferente, por não possuir prevenção. Muitas vezes as causas do câncer infantil não são descobertas”, enfatiza.
É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos a alguns sinais nas crianças e adolescentes, como febre prolongada, dor e caroços em determinados locais do corpo. O Hospital da Criança, localizado no Jacintinho, em Maceió, possui, no Ambulatório de Especialidades, espaço para atender os pequenos alagoanos que tiverem algum desses sintomas.
Veja também
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
