Tempo de tramitação de processos cai pela metade na Prefeitura com sistema eletrônico
Antes de 2021, todos os processos no Município eram físicos, mas a partir do segundo semestre daquele ano foram digitalizados por meio do sistema desenvolvido pela Prefeitura

As discussões do G20 que ocorreram em Maceió no início de setembro apontaram o quanto as ações de governo digital podem melhorar a vida da população. Na capital alagoana, entre os programas implementados com ajuda da tecnologia, o sistema de processos eletrônicos agilizou a tramitação das demandas e, com isso, os serviços do Município passaram a chegar mais rápido às pessoas.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), um dos órgãos da Prefeitura responsáveis pela implantação do Sistema Unificado de Processos Eletrônicos, o SUPE, a redução do tempo de tramitação caiu pelo menos pela metade.
Antes de 2021, todos os processos no Município eram físicos, mas a partir do segundo semestre daquele ano foram digitalizados por meio do sistema desenvolvido pela Prefeitura. Os ganhos foram, além da redução do consumo de papel, a agilidade da comunicação entre as secretarias. “Você imaginava que antes era o motoboy que levava o processo de uma secretaria para outra. E hoje é possível que o mesmo processo esteja virtualmente presente em várias secretarias. Isso faz com que vários projetos e várias ações do Município sejam contratadas e realizadas com a máxima celeridade”, destaca o vice-presidente do Iplan, Davi Rossiter.
Como funciona
Para dar entrada em um processo na Prefeitura, o cidadão ou cidadã pode enviar ofício (em arquivo online) por e-mail para os setores de protocolo de cada secretaria ou órgão. Ainda é possível dar entrada pessoalmente, com o documento em papel, mas a partir da geração do número do processo, toda a tramitação dentro do Município passa a ser virtual.
O sistema permite ao servidor despachar, dar encaminhamento, arquivar, anexar de forma online, tudo com uma certificação desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação, que dá a garantia da originalidade dos documentos.
É possível solicitar, entre outros serviços, a instalação de sinalização de trânsito, a pavimentação de ruas e intervenções em praças, por exemplo.
A digitalização de processos está entre as ações de governo digital apontadas durante os debates do G20 como solução para fortalecer a inclusão social da população.
Além dessa, outras medidas do Município seguem o mesmo caminho de inclusão digital, como a bilhetagem eletrônica, ou seja, o pagamento da passagem de ônibus por meio de cartão com aproximação; a marcação de consultas online; a telemedicina ofertada para a população do conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, e a instalação de pontos de wi-fi grátis nos bairros.
Veja também
Últimas notícias

Eletrobras tem prejuízo de R$ 81 milhões no 1º trimestre de 2025

Prefeito tenta comprovar desvio da gestão anterior para evitar bloqueio de contas de Maribondo

Mulher é esfaqueada por ex-companheiro dentro da Uneal, em Arapiraca

Bolsa Família: nova regra reduz tempo de transição para famílias com renda acima do limite

Mulheres desenvolvem infecção genital por bactéria que ‘come carne’ e assustam médicos

Jovem e adolescente caem de moto e são detidos com drogas no município de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
