Rafael Brito propõe construção de policlínicas e melhorias nos mercados públicos de Maceió
Candidato estava presente no programa Na Mira da Notícia para falar sobre temas como meio ambiente, saúde e mobilidade urbana
O programa Na Mira da Notícia recebeu nesta segunda-feira (30) o candidato à Prefeitura de Maceió, Rafael Brito (MDB), para a última sabatina. Brito respondeu perguntas e observações sobre alguns temas referentes à capital alagoana, como meio ambiente, mobilidade urbana e saúde.
Rafael Brito iniciou sua fala afirmando que estava sofrendo censura por ter sido proibido, pela Justiça Eleitoral de Alagoas, de veicular ataques ao adversário JHC (PL) nas redes sociais, TV e rádio. Ele também enfatizou que o candidato à reeleição da Prefeitura de Maceió está "jogando sujo" contra ele durante campanha.
Questionado pelo âncora Ângelo Farias sobre ter ido à sabatina vestido de preto, Rafael Brito sorriu e disse que estava de luto devido aos últimos acontecimentos referentes à decisão judicial.
Na ocasião, o candidato também falou sobre suas propostas no campo da saúde, no que diz respeito à ampliação da estratégia de saúde das famílias, à construção de policlínicas especializadas, e melhorias nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no município para que os maceioenses tenham atendimento 24 horas, especialmente os adolescentes, jovens e pessoas vulneráveis.
"Maceió não tem uma quantidade de CAPS que deveria ter. A gente deveria ter 14 centros desse para atender um milhão de pessoas, temos sérios problemas. No meu governo vou ampliar a estratégia de saúde das famílias, colocar mais 50 equipes todos os anos. Construirei também policlínicas com atendimentos para cardiologistas, angiologistas, todas as especialidades. O maior gargalo em Maceió não é na clínica, é na especialidade médica", pontuou o candidato.
Recuperação do Salgadinho e dos mercados
Sobre a obra "Renasce Salgadinho", Brito criticou a forma como vem sendo realizada e propôs mudanças.
"A solução para o Salgadinho é muito complexa, não é solução de oba-oba. Tem que airar a água, tem que ter barreiras para resíduos sólidos, tem que retirar as ligações clandestinas, há uma série de ações que devem ser feitas para que o riacho seja recuperado. No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura de lá fez uma obra dessa para a realização das Olimpíadas, um ambiente muito maior que Maceió", disse.
Ele também citou o crime da Braskem que afetou 60 mil maceioenses, os deixando sem casa e com as memórias rachadas. "Aquela área do crime da Braskem. É necessário que seja feito um memorial às 60 mil famílias e vítimas naquele lugar, construir um parque municipal."
Logo depois, Brito falou sobre os mercados da Produção e do Artesanato, e também citou as futuras melhorias que podem ser feitas nas estruturas físicas do local.
"Proponho uma reforma no mercado da produção, uma drenagem, melhorias na coberta, qualificação e padronização dos estandes dos trabalhadores. Além de recuperar o entorno, melhorar os banheiros, fazer com que esse mercado seja uma estratégia para o turismo do Estado", propôs o candidato.
Transporte público de graça
Questionado sobre quais estratégias ou alternativas serão aplicadas em Maceió em relação à mobilidade urbana, Rafael Brito respondeu que serão realizadas duas ações logo no primeiro ano de mandato, caso seja eleito: uma série de intervenções de alta, média e baixo custo nos espaços urbanos da cidade, e o programa "Vou de Graça".
"Faremos uma série de intervenções que podem ser feitas no ponto de vista urbano na cidade: corredores para motocicletas, corredores para ônibus, transplante de árvore adulta para que incentive a mobilidade, rampas, entre outras ações. Também teremos o 'Vou de Graça', um programa que vai viabilizar transporte público de graça para o maceioense. Quanto mais a gente beneficiar o transporte de massa, melhor vai ser o nosso trânsito", contou.
Por fim, o candidato encerrou dizendo que não faltou em nenhum debate e em nenhuma sabatina, e que a população lembrasse disso quando for votar em seu representante.
"E não faltarei, porque não tenho nada a esconder, quem falta essas coisas tem muito a esconder. É importante que as pessoas avaliem, quem está tratando de coisas novas, quem está participando de entrevistas, quem pode responder uma pergunta, quem pode debater com um adversário. Trarei melhorias para as escolas da rede pública, como também a criação da atenção básica de saúde, o Vou de Graça, 7 dias por semana, 24h por dia. E até a nossa vitória no domingo", concluiu Rafael Brito.