Local de votação em Maceió terá seções compostas por pessoas com deficiências
Lançamento do projeto acontece nesta quarta-feira (2), na Escola Patinho Feio
Pensando em ampliar o protagonismo e a inclusão no processo eleitoral das pessoas com deficiências, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) criou o projeto “Seção +Q Inclusiva”, onde um local de votação de Maceió terá todas as suas seções eleitorais compostas por pessoas com deficiências, atuando como integrantes das mesas receptoras de votos.
O lançamento do projeto acontece nesta quarta-feira (2), às 15h, na Escola Patinho Feio, na Ponta Verde. Para o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, o projeto visa mostrar que as pessoas com deficiências físicas ou invisíveis podem comandar uma seção eleitoral e se integrar completamente no processo eleitoral.
“Este projeto foi construído a partir de audiências públicas voltadas às pessoas com deficiências onde o Tribunal escutou os principais anseios e reclamações. Além de fomentar várias ações de inclusão – como os coordenadores de acessibilidade nos locais de votação e a Central de Atendimento ao Eleitor Surdo – a Presidência decidiu dar toda a visibilidade que estas pessoas precisam, possibilitando que conduzam uma mesa receptora de votos”, explicou o desembargador Klever.
Outra ação ligada ao projeto “Seção +Q Inclusiva” são atividades pedagógicas na escola onde funcionarão as três seções com pessoas com deficiência, onde os estudantes debaterão temas como cidadania, democracia, acessibilidade e respeito, além de terem acesso à urna eletrônica e todos os seus recursos acessíveis.
“Estamos tratando de uma ação inédita e vanguardista em Alagoas e no Brasil, onde um local de votação se tornará referência em quesitos de inclusão e acessibilidade. É um projeto completo que nasceu na escuta, passa pela transmissão de conhecimentos e valores e culminará com a excelência dos serviços prestados durante todo o dia da eleição”, evidenciou o assessor da Presidência do TRE/AL, José Ribeiro Lins Neto, um dos idealizadores do projeto.
Dados estatísticos referentes às eleições de 2022 demonstram que apenas 40 pessoas com deficiência atuaram como mesárias e mesários em Alagoas. O número é muito baixo quando comparado ao total de 15.353 eleitores e eleitoras com deficiências declarados no cadastro eleitoral até maio deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
