Eleitores de mais de 5 mil municípios já sabem quem ser o prefeitos pelos próximos anos
A decisão dos eleitores mostrou a força dos partidos de centro-direita. O PSD elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno: 878. Em 2020, foram 650.
 
                            Os eleitores de mais de 5 mil municípios já sabem quem vai comandar a prefeitura pelos próximos quatro anos. As urnas alteraram o tamanho dos partidos.
A decisão dos eleitores mostrou a força dos partidos de centro-direita. O PSD elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno: 878. Em 2020, foram 650. Com o resultado, o PSD superou o MDB, que há 20 anos era o maior partido em número de prefeituras. E, agora, é o segundo, com 847 prefeitos eleitos.
Depois estão o Progressistas, que elegeu 743 prefeitos; O União Brasil, fusão do Democratas e PSL, que elegeu 578; e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 510 prefeitos eleitos.
O Republicanos elegeu 430 prefeitos. Foi um dos partidos que mais cresceu em relação à eleição passada, mais que dobrando o número de prefeituras.
Entre os partidos com mais eleitos, o único que perdeu força foi o PSDB, que por anos governou o estado e o município de São Paulo. Foram 269 prefeitos eleitos.
O PT, do presidente Lula, ficou em nono lugar no ranking. Também cresceu em relação a 2020: serão 248 prefeitos contra 179 na última eleição.
O professor e cientista político Jairo Nicolau diz que o resultado mostra mais uma vez o domínio da centro-direita nas prefeituras.
“A gente repete o padrão, digamos, desses partidos que são da centro-direita, podemos chamar assim, com vários tons, alguns mais conservadores, outros mais liberais, mas esse é o padrão das vitórias das eleições locais no Brasil. Nesse sentido, eu não vejo grande novidade. Eu vejo, sim, a novidade dessa ultrapassagem do PSD, que se consolida como uma força de espraiamento nacional”, afirma.
Veja também
Últimas notícias
 
            Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
 
            “Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
 
            “Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
 
            Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
 
            Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
 
            Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                            ![[Vídeo] Baixa adesão às eleições em Teotônio Vilela surpreende moradores da cidade](https://img.7segundos.com.br/uGHlr5uCXMMbMb6Ce1NUuv791sI=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-10-06-at-153957.jpeg)