Eleitores de mais de 5 mil municípios já sabem quem ser o prefeitos pelos próximos anos
A decisão dos eleitores mostrou a força dos partidos de centro-direita. O PSD elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno: 878. Em 2020, foram 650.
Os eleitores de mais de 5 mil municípios já sabem quem vai comandar a prefeitura pelos próximos quatro anos. As urnas alteraram o tamanho dos partidos.
A decisão dos eleitores mostrou a força dos partidos de centro-direita. O PSD elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno: 878. Em 2020, foram 650. Com o resultado, o PSD superou o MDB, que há 20 anos era o maior partido em número de prefeituras. E, agora, é o segundo, com 847 prefeitos eleitos.
Depois estão o Progressistas, que elegeu 743 prefeitos; O União Brasil, fusão do Democratas e PSL, que elegeu 578; e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 510 prefeitos eleitos.
O Republicanos elegeu 430 prefeitos. Foi um dos partidos que mais cresceu em relação à eleição passada, mais que dobrando o número de prefeituras.
Entre os partidos com mais eleitos, o único que perdeu força foi o PSDB, que por anos governou o estado e o município de São Paulo. Foram 269 prefeitos eleitos.
O PT, do presidente Lula, ficou em nono lugar no ranking. Também cresceu em relação a 2020: serão 248 prefeitos contra 179 na última eleição.
O professor e cientista político Jairo Nicolau diz que o resultado mostra mais uma vez o domínio da centro-direita nas prefeituras.
“A gente repete o padrão, digamos, desses partidos que são da centro-direita, podemos chamar assim, com vários tons, alguns mais conservadores, outros mais liberais, mas esse é o padrão das vitórias das eleições locais no Brasil. Nesse sentido, eu não vejo grande novidade. Eu vejo, sim, a novidade dessa ultrapassagem do PSD, que se consolida como uma força de espraiamento nacional”, afirma.
Veja também
Últimas notícias
Operação mira organização ligada ao Comando Vermelho em Maceió e Jequiá
Família de turista morto após comer caranguejo consegue dinheiro e corpo vai para Cuiabá
Adolescente foge de casa e namorado é preso por estupro de vulnerável no Agreste
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
