Aprovada emenda que trará multa de 20% para concessionárias em casos de apagão
A Emenda 2, apresentada por Alfredo Gaspar, altera o artigo 16-A da Lei nº 9.427/1996 e estabelece multas proporcionais ao tempo de interrupção do serviço

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) o Projeto de Lei 1272/2024, que fortalece a participação ativa dos municípios e do Distrito Federal no processo de concessão e fiscalização da distribuição de energia elétrica. O texto inclui uma importante vitória para os consumidores: a aplicação de multas às concessionárias em casos de interrupção no fornecimento de energia, proposta de emenda é do deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas).
A Emenda 2, apresentada por Alfredo Gaspar, altera o artigo 16-A da Lei nº 9.427/1996 e estabelece multas proporcionais ao tempo de interrupção do serviço, com um valor mínimo de 20% da média das faturas dos últimos três meses. Em caso de interrupções superiores a 24 horas, a multa será dobrada. Essas medidas visam garantir que as concessionárias de energia elétrica sejam responsabilizadas pela qualidade do serviço e pela rápida resolução de falhas, representando uma proteção efetiva para os consumidores, que muitas vezes enfrentam longos períodos sem energia e os prejuízos resultantes.
“No ano passado, apresentei o Projeto de Lei 5578/2023, que tinha como objetivo regular o serviço de energia no país. Hoje, conseguimos incorporar parte desse texto com uma emenda ao projeto aprovado no plenário. Acredito que essa implementação garantirá que as concessionárias de energia elétrica assumam maior responsabilidade, evitando que os consumidores continuem a sofrer com apagões e seus danos”, afirmou Alfredo Gaspar.
O texto aprovado também permite que os municípios, mediante anuência, atuem no acompanhamento da contratação e na fiscalização dos serviços de energia em seus territórios, além de delegar atividades complementares de fiscalização às prefeituras.
"Com a aprovação desse projeto, o consumidor brasileiro ganha uma ferramenta mais eficaz para cobrar responsabilidade das concessionárias de energia e garantir que interrupções sejam rapidamente resolvidas, sem que os cidadãos arquem com os prejuízos decorrentes de apagões prolongados", completou Alfredo Gaspar.
Veja também
Últimas notícias

Alagoas e estados vizinhos se reúnem em Penedo para discutir políticas públicas para as mulheres

UBS Vila Maria passa a funcionar em novo endereço em Palmeira dos Índios

Prefeita Luísa Júlia acompanha andamento de obras da extensão da Uneal e da primeira Creche Cria de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo realiza nova vistoria técnica para investigar solo de residência que está aquecendo

Famílias dos bairros Xucurus e José Maia Costa recebem acolhimento com “Sopão Comunitário”

Grupo Fulô.A representa Penedo na maior feira de artesanato da América Latina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
