[Vídeo] Enfermeira alerta sobre prevenção e principais sintomas da meningite
Integrante do Programa Estadual do Controle à meningite, Cindy Romão falou sobre o assunto em entrevista na Rede Antena 7
A enfermeira e integrante do Programa Estadual do Controle à Meningite em Alagoas, Cindy Romão, concedeu entrevista para o programa Antena Manhã, da Rede Antena 7, nesta quinta-feira (17). Ela falou sobre a meningite, doença causada por vírus, fungos e bactérias que pode até levar à morte.
Questionada pelo âncora Abdias Martins sobre quais seriam os sintomas, a enfermeira pontuou que é comum ter casos de meningite porque é uma doença endêmica, ou seja, é quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela.
"E os sintomas podem variar como, por exemplo, febre, a nuca fica mais rígida, vômito, manchas na pele e dor de cabeça. Nem sempre esses sintomas vão ser claros, às vezes só febre e uma mancha na pele bem discreta. Daí o profissional vai perceber que há alguma coisa diferente nesse caso", explicou.
Cindy enfatizou que há alguns tipos de meningite, como as virais, bacterianas e as fúngicas, e elas podem se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas as crianças pequenas, com menos de quatro anos de idade, tem mais probabilidade de contrair a doença.
Ela lembrou também a principal ação que se dever ter para a prevenção é se vacinar.
"Lembrando que a principal maneira de prevenção, é a vacinação, como também seguir medidas de higiene, evitar a exposição prolongada, não ir para a escola ou ao trabalho se estiver doente e manter o sistema imunológico bom", disse a especialista.
Confira a entrevista:
Veja também
Últimas notícias
Agentes do Ronda no Bairro flagram uso de drogas no Marco dos Corais
Cartão SUS pode ser solicitado nas unidades de saúde
Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU
Acusado de homicídio qualificado é preso no município de São Luís do Quitunde
Carlinhos Maia explica por que apoiou Lula em 2022 e qual será a sua posição em 2026
MPAL e Polícia Militar reforçam parceria no enfrentamento aos crimes dolosos contra a vida
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
