Menina de nove anos está internada em Maceió com meningite meningocócica
A criança é natural do município de Capela, mas precisou vir para capital tratar a doença
Uma menina, de apenas nove anos, está internada em um hospital localizado na capital alagoana, com meningite meningocócica, a forma mais grave da doença. A criança é natural do município de Capela, mas precisou vir para Maceió tratar a doença. Ela estaria internada no Hospital da Criança, localizado no bairro Jacintinho.
Segundos informações repassadas tanto pela secretaria de saúde de Capela, quanto pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), o estado de saúde da criança é considerado estável. Apesar da gravidade do caso, a menina tem apresentado boa recuperação.
Segundo o boletim epidemiológico mais recente emitido pela Sesau, Alagoas registrou, de janeiro até o início do mês de outubro, 15 casos de meningite. Desse total de casos, pelo menos 12 foram confirmados como sendo meningite tipo B, ou seja, a forma mais grave da doença (bacteriana).
Até agora foram contabilizados oito óbitos em decorrência da doença infecciosa.
Principais sintomas
De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), os principais sintomas da meningite bacteriana incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que achar que você ou alguém pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.