Prêmio Gerônimo Ciqueira homenageia defensores dos direitos das pessoas com deficiência
Nove personalidades e instituições foram agraciadas com a premiação

Em uma manhã de celebração e reconhecimento, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), prestou homenagem a personalidades e instituições que dedicam suas vidas à causa das pessoas com deficiência. A cerimônia de entrega do Prêmio Gerônimo Ciqueira 2024, realizada nesta quarta-feira (23), no Palácio República dos Palmares, destacou a importância da inclusão e da luta por direitos.
Instituído em homenagem ao ex-deputado federal Gerônimo Ciqueira, um grande defensor dos direitos das pessoas com deficiência, o prêmio reconhece aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva. A premiação visa ainda elevar a visibilidade das boas práticas e iniciativas na área da pessoa com deficiência, estimular a criação de novas propostas e fortalecer a rede de apoio às pessoas com deficiência. Morto em 2007, Gerônimo Ciqueira foi deputado federal e militante da causa, ocupando por várias gestões a presidência da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
Neste ano, nove personalidades e instituições foram homenageadas por suas contribuições significativas, escolhidas por critérios estabelecidos pelo Conselho do Prêmio, presidido pela representante do Gabinete Civil de Alagoas, Edenilsa Lima. Entre os agraciados estão a Associação Alagoana de Pessoas com Deficiência Visual (AAPCDV), a Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Alagoas e o Instituto Amor 21. Entre as pessoas físicas estão a professora Ana Maria Gondim, o atleta paraolímpico José Alexandre Júnior, a educadora Jucila Brandão, a ativista pela inclusão Junny Araújo, a ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Luana Araújo, o professor Luciano Peixoto e o atleta paraolímpico Sandro Santana.
Emocionada, a coordenadora da Educação Especial do município de Delmiro Gouveia, Jucila Brandão, falou da importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido com pessoas autistas no Alto Sertão. "É muito gratificante e importante para a gente que faz parte da luta e da militância das pessoas com deficiência no estado, sermos homenageados com esse prêmio. Agradeço ao Estado, na pessoa da secretária Arabella Mendonça", disse a educadora.
Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, o Prêmio é um reconhecimento ao trabalho incansável de pessoas e instituições que dedicam suas vidas em prol das pessoas com deficiência. “Suas ações impactam diretamente na vida de milhares de alagoanos, promovendo a autonomia, a dignidade e a cidadania plena. É com grande orgulho que celebramos esses protetores e defensores da inclusão”, destacou a gestora.
Participaram também da solenidade a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, a diretora-presidente da Arsal, Camilla Ferraz, as secretárias executivas da Secdef, Lidiane Ferraz (Cidadania) e Marina Dantas (Pessoa com Deficiência), o secretário executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa da Secult, Milton Muniz, o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos da Semudh, Mirabel Alves e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
