Direitos Humanos

Prêmio Gerônimo Ciqueira homenageia defensores dos direitos das pessoas com deficiência

Nove personalidades e instituições foram agraciadas com a premiação

Por 7Segundos, com assessoria 23/10/2024 17h05 - Atualizado em 23/10/2024 17h05
Prêmio Gerônimo Ciqueira homenageia defensores dos direitos das pessoas com deficiência
Nove personalidades e instituições foram homenageadas por suas contribuições significativas à causa - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Em uma manhã de celebração e reconhecimento, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), prestou homenagem a personalidades e instituições que dedicam suas vidas à causa das pessoas com deficiência. A cerimônia de entrega do Prêmio Gerônimo Ciqueira 2024, realizada nesta quarta-feira (23), no Palácio República dos Palmares, destacou a importância da inclusão e da luta por direitos.

Instituído em homenagem ao ex-deputado federal Gerônimo Ciqueira, um grande defensor dos direitos das pessoas com deficiência, o prêmio reconhece aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva. A premiação visa ainda elevar a visibilidade das boas práticas e iniciativas na área da pessoa com deficiência, estimular a criação de novas propostas e fortalecer a rede de apoio às pessoas com deficiência. Morto em 2007, Gerônimo Ciqueira foi deputado federal e militante da causa, ocupando por várias gestões a presidência da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).


Neste ano, nove personalidades e instituições foram homenageadas por suas contribuições significativas, escolhidas por critérios estabelecidos pelo Conselho do Prêmio, presidido pela representante do Gabinete Civil de Alagoas, Edenilsa Lima. Entre os agraciados estão a Associação Alagoana de Pessoas com Deficiência Visual (AAPCDV), a Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Alagoas e o Instituto Amor 21. Entre as pessoas físicas estão a professora Ana Maria Gondim, o atleta paraolímpico José Alexandre Júnior, a educadora Jucila Brandão, a ativista pela inclusão Junny Araújo, a ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Luana Araújo, o professor Luciano Peixoto e o atleta paraolímpico Sandro Santana.

Emocionada, a coordenadora da Educação Especial do município de Delmiro Gouveia, Jucila Brandão, falou da importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido com pessoas autistas no Alto Sertão. "É muito gratificante e importante para a gente que faz parte da luta e da militância das pessoas com deficiência no estado, sermos homenageados com esse prêmio. Agradeço ao Estado, na pessoa da secretária Arabella Mendonça", disse a educadora.


Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, o Prêmio é um reconhecimento ao trabalho incansável de pessoas e instituições que dedicam suas vidas em prol das pessoas com deficiência. “Suas ações impactam diretamente na vida de milhares de alagoanos, promovendo a autonomia, a dignidade e a cidadania plena. É com grande orgulho que celebramos esses protetores e defensores da inclusão”, destacou a gestora.


Participaram também da solenidade a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, a diretora-presidente da Arsal, Camilla Ferraz, as secretárias executivas da Secdef, Lidiane Ferraz (Cidadania) e Marina Dantas (Pessoa com Deficiência), o secretário executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa da Secult, Milton Muniz, o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos da Semudh, Mirabel Alves e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto.