Equipes da Defesa Civil são acionadas para mais de mil ocorrências em edificações
Jacintinho é o bairro com o maior número de registros

A Defesa Civil de Maceió atua nas áreas de risco de toda a capital alagoana, ao atender ocorrências de diversos tipos com o intuito principal de salvaguardar a vida dos maceioenses. Até o dia 22 de outubro de 2024, foram atendidas 1.336 ocorrências, sendo a maioria relacionada a edificações com problemas de estrutura.
A maioria das edificações apresenta rachaduras e fissuras que, a depender do grau das patologias, podem levar a um desabamento. “Entre as possíveis causas desses problemas nas edificações estão as más construções, a falta de manutenção e infiltrações”, afirmou o engenheiro civil Julio Normande.
O bairro que mais registrou chamados na Central de Atendimento foi o Jacintinho, com 147 ocorrências, seguido pelo Bom Parto, com 114. A Defesa Civil Municipal realizou as vistorias necessárias nos imóveis e encaminhou as situações para o atendimento e desfecho necessários.
“Em casos mais graves, em que a residência pode sofrer um colapso imediato, recomendamos a demolição e, nos casos mais simples, indicamos que sejam realizados os reparos necessários”, explicou o engenheiro civil.
Prevenção
O trabalho preventivo nas áreas de risco realizado pela Defesa Civil de Maceió tem sido eficaz. O coordenador-geral avaliou que a população está cada vez mais informada e, sempre que necessário, aciona a instituição.
“Temos feito um trabalho intenso em grotas e comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade, orientando a população e realizando monitoramento constante. Isso nos levou a ter uma redução significativa de ocorrência nos últimos anos”, enfatizou Abelardo Nobre.
Em 2021, a Defesa Civil de Maceió registrou 4.081 ocorrências. Em 2022, foram 3.628. E em 2023, houve uma redução significativa, com o registro de 1.829 ocorrências.
O trabalho preventivo tem o apoio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s) que atuam diretamente nas comunidades. São voluntários que passaram por um curso de formação e por oficinas de aprimoramento para agir dentro das localidades onde residem.
“Atualmente temos mais de 170 voluntários e em breve abriremos um novo edital. Nossa meta é chegar a 300 Nudec’s para que a nossa capital tenha cada vez mais segurança, principalmente em períodos de muita chuva”, acrescentou o coordenador-geral.
Trabalho social
A Diretoria Social dispõe de uma equipe multidisciplinar para atender a população, que conta com profissionais das áreas do serviço social e da psicologia. O setor realiza os encaminhamentos necessários para garantir o direito do usuário aos benefícios socioassistenciais.
Em 2024, a Diretoria Social realizou até o momento 30 encaminhamentos para o auxílio moradia e 24 encaminhamentos para o programa de habitação popular do município de Maceió. Cada ocorrência atendida é analisada de forma individual com o intuito de assegurar os direitos do cidadão, a fim de trazer a melhor solução.
Abra uma ocorrência
A população pode acionar a Defesa Civil de Maceió pelo número 199. A ligação é de graça. A Central de Atendimento vai abrir a ocorrência e uma equipe se deslocará ao local para atender a população.
Veja também
Últimas notícias

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'

“Xerifa”: ex de Nem da Rocinha é presa após parto em hospital do Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
