Após falas de Leonardo Dias, MPF e DPU apuram funcionamento de leitos do SUS no Veredas
Desde maio, vereador tem levado o problema à Câmara

Após constantes pronunciamentos do vereador Leonardo Dias (PL) sobre o mau funcionamento de leitos contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Veredas, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizaram uma ação civil pública contra as administrações federal, estadual e municipal.
A ação busca que o Município de Maceió decrete uma intervenção temporária no Hospital Veredas, envolvendo o Ministério da Saúde e o Estado de Alagoas, para garantir o funcionamento contínuo e adequado da unidade, que atende pacientes do SUS.
Desde maio, Leonardo Dias tem levado o problema à Câmara Municipal de Maceió (CMM), relatando casos de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos sem receber atendimento. O vereador destacou a situação de pessoas que permanecem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) por dias, aguardando transferência ou tratamento adequado.
“Eu visito as UPAs a cada 15 dias e vejo que muitas pessoas estão sendo internadas por lá porque não são transferidas para os hospitais. Pacientes estão morrendo, não são transferidos e os leitos do Veredas simplesmente permanecem vazios”, afirmou Dias.
O vereador também ressaltou a pressão social que enfrenta, com inúmeros pedidos de ajuda para transferências e atendimento hospitalar: “Constantemente sou marcado nas redes sociais por pessoas que precisam de atendimento e não conseguem. Espero que agora, com a medida do MPF e da DPU, este problema possa ser minimizado”.
Na ação, o MPF e a DPU destacam que o funcionamento adequado do Hospital Veredas é crucial para garantir a assistência aos pacientes do SUS em Alagoas, considerando a diversidade de serviços contratualizados com o Município de Maceió e habilitados pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa adotar medidas urgentes para evitar uma situação de desassistência ainda mais grave à população.
Últimas notícias

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura

Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
