Hospital da Mulher de Alagoas realiza 3,8 mil mamografias de janeiro a outubro
O número representa mais que o dobro do total de exames realizados em todo o ano passado

O Hospital da Mulher (HM), situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou, entre os meses de janeiro a outubro deste ano, 3.853 mamografias. O número representa mais que o dobro dos exames realizados em todo o ano de 2023, quando a unidade registrou 1.688 procedimentos.
Durante a campanha Outubro Rosa deste ano, mês de conscientização sobre o câncer de mama, 1.021 mulheres realizaram o exame de imagem, eficaz na detecção da doença. A mamografia é garantida a todas as mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com rastreamento prioritário às alagoanas de 50 a 69 anos, e ofertada no Hospital da Mulher sem a necessidade de agendamento, apenas com o encaminhamento médico.
“A mamografia é o único exame capaz de reduzir o risco de mortalidade em mulheres com câncer de mama, isso porque, ele consegue detectar lesões em suas fases iniciais. Quando diagnosticado em sua fase inicial, a doença tem chance de cura de 95%. Por isso, reforçamos que mulheres de 40 ou mais façam a mamografia, pois ela pode salvar a sua vida”, ressalta a mastologista do HM, Shyrlene Santana.
Acesso
O serviço é disponibilizado no HM todos os meses do ano e, para realizá-lo, a paciente deve apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e solicitação médica. “Temos uma equipe treinada e qualificada para atendermos com humanização, explicando como é feito o procedimento, com o objetivo de deixá-las mais tranquilas durante o exame”, reforçou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagens, Maria Dilma.
A aposentada Suelene Martins realizou exame de mamografia em outubro deste ano no HM e destacou a agilidade e praticidade para a realização do procedimento. “Cheguei com a prescrição e já fui logo atendida, não foi preciso agendar. Fui muito bem atendida. Os profissionais foram muito gentis e me trataram extremamente bem. Eu também indico a todas as mulheres a procurarem o hospital para cuidarem da sua saúde”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los em residências

Dia da Saúde e da Nutrição é celebrado com ação no Maceió Shopping

Homem condenado a oito anos por estupro de vulnerável é preso em Maceió

Foragido de alta periculosidade é morto em operação policial no Sertão de Alagoas

Manifestantes fecham rua no bairro Santa Amélia por atraso na entrega de apartamentos

Jovem morre baleado em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
