Justiça dá prazo de cinco dias para proposta conjunta de intervenção no Hospital Veredas
Audiência na Justiça Federal reuniu Ministério e Secretarias de Saúde, advogados e gestão atual; prazo para modelo de gestão compartilhada encerra dia 8 de novembro

Na tarde dessa quinta-feira (31), uma semana após o ajuizamento da ação civil pública, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) participaram de uma audiência sobre o Hospital Veredas, em Maceió/AL, com o objetivo de apresentar informações fundamentadas para a melhor decisão do juiz sobre as medidas necessárias para garantir o funcionamento contínuo e adequado da unidade, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após discussões sobre as razões da ação e diante da possibilidade de alinhamento entre as partes sobre um modelo de gestão e fiscalização a ser implantado no Hospital Veredas, o juiz federal Raimundo Campos Jr. estabeleceu um prazo de 5 dias, até o próximo dia 8 de novembro, para que seja apresentada uma proposta conjunta. Caso contrário, o juiz decidirá sobre o pedido de intervenção judicial na gestão do hospital.
Conduzida pelo juiz, a audiência contou com a presença dos procuradores da República Roberta Bomfim, Julia Cadete e Bruno Lamenha, do MPF, e do defensor regional de direitos humanos Diego Alves, da DPU. Também participaram representantes das Secretarias de Saúde estadual e municipal, das procuradorias-gerais do Estado e do Município, do Ministério da Saúde, da Advocacia-Geral da União, além de técnicos do Denasus, da Controladoria Geral da União e da promotora de Justiça Micheline Tenório, do MP/AL.
Todos os participantes foram unânimes quanto à importância do Hospital Veredas para a rede pública de saúde em Alagoas e à urgência de sua recuperação para assegurar a continuidade dos serviços à população.
Entenda – A ação civil pública ajuizada pelo MPF e DPU, em 21 de outubro, solicita uma intervenção temporária no Hospital Veredas, conduzida por uma junta gestora composta por representantes da União, do Estado de Alagoas e do Município, com especialistas independentes. A intervenção visa à reestruturação da unidade, incluindo a elaboração de um plano de ações, relatórios mensais de gestão e auditorias independentes em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), para assegurar transparência no uso dos recursos públicos e continuidade dos serviços de saúde.
Veja também
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
