Em canteiro de obras da Braskem, moradores dos Flexais protestam por realocação e contra revitalização
Segundo a MUVB, o prazo de dois anos da empresa concluir a revitalização teria vencido há quase um mês
Moradores dos Flexais voltaram a protestar nesta segunda-feira (04) para pedir a realocação dos que vivem na região atingida pelo afundamento do solo. A manifestação acontece em canteiros de obras da Braskem, responsável por revitalizar a região.
Segundo a Associação do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), o prazo de dois anos da empresa concluir a revitalização teria vencido há quase um mês.
“O prazo da Braskem de revitalizar, trazendo algo de relevância para os moradores, expirou-se no dia 6 de outubro. Por isso, os moradores decidiram interromper as atividades no canteiro de obras. Não se justificam mais as obras nessa região, uma vez que é uma área de risco”, disse um integrante do movimento.
A decisão de revitalizar a região não é do gosto dos moradores, que pedem a realocação das famílias de Flexais, Quebradas, Marques de Abrantes e Vila Saem. “Eles [os moradores] não aceitam a revitalização. E não havendo a conclusão das atividades, não concluindo a obra, a solução era a realocação”, falou a MUVB.
A morte de Maria Tereza - uma moradora de 63 anos, encontrada sem vida dentro de casa ao lado de um bilhete desesperançoso sobre a possibilidade de ficar em “isolamento para sempre” - foi lembrada pela associação.
“Estamos reivindicando a saída das pessoas aqui dos Flexais. Semana passada, uma moradora chegou ao extremo por não aguentar mais viver nesse castigo”, finalizou.
Nova perícia foi solicitada
Na última segunda-feira (28), o juiz da 3ª Vara Federal em Alagoas, André Luís Maia Tobias Granja, determinou uma nova perícia técnica para avaliar a situação dos moradores da região dos Flexais, em Maceió, afetada pela mineração da Braskem. A antropóloga Michele Bezessa Couto Lima foi indicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaboração do laudo.
Segundo o defensor Ricardo Melro, da Defensoria Pública Estadual, já há oito laudos desenvolvidos à realocação e apenas um em defesa da revitalização, feito pela Diagonal a serviço da Braskem.
Pronunciamento da Braskem
Em nota, a Braskem informou que dá continuidade ao trabalho de implementação de medidas socioeconômicas para os Flexais. A empresa disse, ainda, que o pagamento de indenizações por ilhamento social já foi feito para mais de 99% das famílias, moradores e comerciantes.
Veja, abaixo, a nota na íntegra.
A Braskem segue trabalhando na implementação das medidas socioeconômicas para os Flexais. Das 23 iniciativas definidas em acordo com as autoridades, 14 já foram implementadas – como os serviços de limpeza urbana e controle de pragas, rota de ônibus e transporte escolar exclusivos e gratuitos para os moradores. Outras estão avançadas, a exemplo da construção da creche-escola, unidade básica de saúde, e da requalificação viária.
O projeto contempla ainda a construção de novo centro comercial, espaço para feira livre e Centro de Apoio a Pescadores. Todas as obras dependem de licenças específicas e autorizações dos órgãos competentes, e tanto a execução quanto os prazos são pactuados e acompanhados pelo Ministério Público Federal, Ministério Público de Alagoas, Defensoria Pública da União e Município de Maceió, signatários do acordo para a implementação de medidas nos Flexais.
O pagamento de indenizações por ilhamento social já foi feito para mais de 99% das famílias, moradores e comerciantes. Além disso, em novembro de 2022, a Braskem repassou R$ 64 milhões ao Município, para a adoção de medidas adicionais.
A Braskem ressalta que a região dos Flexais é constantemente monitorada e, segundo estudos técnicos, não apresenta movimentação de solo associada à subsidência.
Veja também
Últimas notícias
Foragido da Justiça é preso escondido no forro de casa na Barra Nova
Dois homens são presos armados e com cocaína em bar do município de São Luís do Quitunde
Deputado Daniel Barbosa lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social
Saiba quem são os três membros de facção mortos em confronto com a polícia no Antares
Homem com deficiência é morto a tiros próximo ao antigo lixão de Arapiraca; suspeito foi preso
Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
