Hospital da Mulher promove mutirão de mamografia para reeducandas do Presídio Santa Luzia
A ação ocorreu ainda em alusão à Campanha Outubro Rosa, que aconteceu ao longo de todo o mês passado
O Hospital da Mulher (HM), situado em Maceió, realizou, nessa segunda-feira (04), a última etapa do mutirão de exames de mamografia para reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia. A ação é alusiva à Campanha Outubro Rosa e ocorreu ao longo de todo o mês passado, visando detectar, precocemente, casos de câncer de mama.
No total, 40 mulheres com mais de 40 anos foram beneficiadas com a iniciativa, que busca garantir às reeducandas o direito à saúde, conforme previsto na Lei de Execuções Penais. O objetivo da ação é facilitar o acesso ao exame de mamografia, uma vez que as mulheres privadas de liberdade não têm acesso ao exame eletivamente.
“O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres em nosso país. Para garantir as maiores chances de tratamento e cura, é fundamental que a mulher, principalmente acima dos 40 anos, realize a mamografia”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagens do HM, Maria Dilma.
A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O deslocamento e escolta das reeducandas do Sistema Prisional de Alagoas até o HM foi realizado pelo Grupamento de Escolta e Remoção (Gerit).
Balanço
Durante todo o mês de outubro, o HM registrou o número de 1.021 mamografias realizadas. O exame reduz o risco de mortalidade entre mulheres, pois através dele é possível detectar lesões na mama em fase inicial, aumentando em 95% as chances de cura, conforme apontam estudos científicos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher sai para recolher galhos e é achada morta na zona rural de Igaci
Em Maceió, Deive Leonardo mobiliza seguidores para ajudar casal que perdeu cozinha em incêndio
Homem é preso em Arapiraca por tráfico de drogas no bairro Canafístula
Homem morre após ser baleado em frente à usina no município de Rio Largo
Advogada diz que Maria Daniela e família temem pela vida e estão com medo
Renan Filho promete construir UPA de Feira Grande se voltar ao Governo
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
