Cultura

Festival Em Cantos de Alagoas revela novos talentos da música popular em grande final

Evento premiou artistas locais através de júri técnico e voto popular

Por 7Segundos, com assessoria 06/11/2024 15h03 - Atualizado em 06/11/2024 19h07
Festival Em Cantos de Alagoas revela novos talentos da música popular em grande final
Festival teve 20 finalistas, que se destacaram entre mais de 200 inscritos - Foto: Ascom Secult

Em uma noite cheia de sons que exaltaram a cultura alagoana, o palco do Teatro Gustavo Leite, em Maceió, foi tomado pela energia do VI Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas. O evento, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, nesta terça-feira (5), celebrou 20 finalistas que se destacaram entre mais de 200 inscritos. Com prêmios em dinheiro, votação popular e uma plateia animada, a final do festival trouxe à tona a força e a autenticidade da música feita em Alagoas.

Os finalistas competiram por premiações que somaram mais de R$ 35 mil, reconhecendo categorias como Melhor Música, Melhor Intérprete, Melhor Letra e Melhor Arranjo. O grande vencedor da noite foi "Reflexão de uma Existência", de Marcus Mausan, que conquistou o primeiro lugar.

“É a segunda vez que participo desse festival. Ano passado eu não fui muito feliz, mas cheguei na final. No ano passado, eu não tive uma boa apresentação pra mim, aquela coisa de autocrítica, e aí eu decidi, vou fazer uma música agora pra vencer. E assim que acabou, eu comecei a compor, a ‘Reflexão de uma Existência’, que envolve muitos aspectos, inclusive místicos. E essa música eu dedico ao meu pai, que faleceu justamente no mesmo ano que eu compus essa música”, disse o cantor Marcus Mausan.

“Eu acredito que uma das maiores lutas que nós, enquanto artista, temos é justamente de construir espaços, e um espaço como esse para que o artista consiga mostrar seu trabalho, é essencial para fazer com que a memória seja construída. Então, o Festival Em Cantos é uma ferramenta muito importante para a construção da identidade alagoana da música, mas acima de tudo para construir memória mesmo, para mostrar que nós estamos ativos e que nós temos um poder público que está atuando e fazendo com que espaços existam para que a gente possa colocar nosso trabalho”, disse Allê O Santo, vencedor do 4º lugar com a canção “A Casa ou a Pressa de Não Mais Ser”.

“Estar aqui nesse lugar mostrando a música, sendo premiado, é gigante, é maravilhoso. É difícil descrever, porque a gente sente no fundo que o nosso trabalho está sendo visto, ouvido e valorizado”, reforçou o cantor.

votação popular também celebrou o talento local. "Menino do Morro", de Jô Costa, foi escolhida como Melhor Música; João Calabar venceu como Melhor Intérprete com "Fruta Madura", que também garantiu a segunda colocação no festival. Luiz Luan conquistou o prêmio de Melhor Letra com a canção "Eu Encontrei com a Morte na Estrada". Já Ygo levou o prêmio de Melhor Arranjo com a música "Movimento".

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, falou da satisfação com o sucesso do festival. “O Festival Em Cantos de Alagoas é uma vitrine de oportunidades para nossos artistas, valorizando a diversidade da música alagoana e incentivando a criação de novas obras que representam nossa identidade cultural. Fico muito feliz em ver tanto talento sendo celebrado no palco e poder contribuir para que esses artistas sejam vistos e ouvidos”, destacou.

Lista dos vencedores:


1º lugar: Reflexão de uma Existência – Marcus Mausan

2º lugar: Fruta Madura – João Calabar

3º lugar: O Silêncio – Caio Rocha

4º lugar: A Casa ou a Pressa de Não Mais Ser – Allê O Santo

5º lugar: Guaxuma – Coco de Ybiuna

Vencedores do Voto Popular:


Melhor Música: Menino do Morro – Jô Costa

Melhor Intérprete: Fruta Madura – João Calabar

Melhor Letra: Eu Encontrei com a Morte na Estrada – Luiz Luan

Melhor Arranjo: Movimento – Ygo