Saúde

Unidade Trapiche do Hemoal passa por dedetização neste sábado (9)

Local funcionará até às 14h; fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades seguem normalmente

Por 7Segundos, com assessoria 08/11/2024 17h05 - Atualizado em 08/11/2024 17h05
Unidade Trapiche do Hemoal passa por dedetização neste sábado (9)
Devido à dedetização, unidade Trapiche do Hemoal funcionará até 14h neste sábado - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou que uma das unidades localizadas no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, passará por uma dedetização neste sábado (9). Devido a esse fato, os atendimentos aos doadores de sangue vão acontecer até às 14h. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades, segue acontecendo normalmente e não será afetado.

Os voluntários que estarão em Maceió e desejam doar sangue no período da tarde, podem ir até a unidade Via Expressa do Hemoal, que funciona ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), até às 17h. 

Caso estejam em Arapiraca, podem comparecer até às 17h, na unidade Eldorado, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa.

“Este procedimento é necessário para evitar o surgimento de insetos em nossas Unidades, garantindo o bem estar de nossos doadores de sangue, pacientes hematológicos e servidores”, disse o supervisor administrativo do Hemoal, Ronaldo do Carmo.

Critérios para doar sangue

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, boa saúde, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto. Também devem estar bem alimentos, sem bebida alcoólica e alimentos gordurosos.

Quem tem doença de chagas, aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação não pode acontecer. É proibida a doação de sangue por gestantes e lactantes, como também pessoas infectadas pela Covid e a Influenza. Esses voluntários devem aguardar 10 dias após o término dos sintomas para comparecer ao Hemoal.