Alagoas apresenta crescimento nos subsetores da hospedagem e alimentação
Subsetor de Serviços apresentou crescimento de 24,56%, impulsionado pela recuperação do turismo
Alagoas registrou um crescimento de 3,2% e atingiu R$ 76,07 bilhões em 2022 nos ramos de hospedagem e de alimentação. Segundo a Superintendência de Informações e Cenários da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o setor de Serviços é o que detém o maior peso participativo na estrutura dessa composição. O segmento demostrou variação real positiva de 4,99%, resultando no valor corrente de R$ 48,47 bilhões.
Esse desempenho foi influenciado pela contribuição dos principais subsetores, o maior deles o de Alojamento e Alimentação, que apresentou crescimento de 24,56%, impulsionado pela recuperação do turismo após a pandemia, seguindo pelo de Artes, Cultura, Esporte, Recreação e outras atividades de serviços, com 23,06%.
Conforme a análise da Superintendência de Informações e Cenários da Seplag, as atividades de Hospedagem em hotéis e similares registraram aumento significativo, acompanhado por alta demanda nos serviços de Alimentação. Melhorias na infraestrutura de equipamentos turísticos também contribuíram para a consolidação de Alagoas como um destino atrativo.
Bom desempenho
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, celebrou o bom desempenho das atividades turísticas na composição do PIB do estado.
“O que puxou todo esse crescimento na seara de Serviços foram os dados de Alojamento e Alimentação com mais de 24%. Esses dados do ano de 2022 comprovam todo esse trabalho que está sendo feito pelo governador Paulo Dantas e toda a equipe técnica do Governo de Alagoas”, comemorou a secretária, lembrando que o desempenho do PIB estadual superou a média nacional que foi de 3%.
Bárbara destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Setur, para incentivar a atividade turística em Alagoas, desde o planejamento estratégico, passando pela captação de novos empreendimentos, a qualificação de mão de obra até a promoção e marketing do destino.
“Se a gente compara 2023 com 2022, que foram os dados publicados agora de maneira oficial pelo IBGE, tivemos mais de 12 mil assentos ofertados e conquistados na parceria do Governo de Alagoas com as companhias aéreas, num trabalho de muito de diálogo. E tivemos o incremento de mais de 50 mil pessoas no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares”, citou a secretária.
Ela disse também que a infraestrutura hoteleira comportou o intenso crescimento do fluxo internacional de passageiros, que atingiu 166%, entre 2022 e 2023. “Tivemos um aumento de cerca de 13% no quantitativo de leitos ofertados aqui em Alagoas. E o que é interessante é que a ocupação média se manteve na faixa de 80%, em todo o estado”, acrescentou Bárbara. Ela acredita que os números de 2023 e 2024, relacionados à atividade turística em Alagoas, serão ainda mais promissores.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
