Alagoas apresenta crescimento nos subsetores da hospedagem e alimentação
Subsetor de Serviços apresentou crescimento de 24,56%, impulsionado pela recuperação do turismo
Alagoas registrou um crescimento de 3,2% e atingiu R$ 76,07 bilhões em 2022 nos ramos de hospedagem e de alimentação. Segundo a Superintendência de Informações e Cenários da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o setor de Serviços é o que detém o maior peso participativo na estrutura dessa composição. O segmento demostrou variação real positiva de 4,99%, resultando no valor corrente de R$ 48,47 bilhões.
Esse desempenho foi influenciado pela contribuição dos principais subsetores, o maior deles o de Alojamento e Alimentação, que apresentou crescimento de 24,56%, impulsionado pela recuperação do turismo após a pandemia, seguindo pelo de Artes, Cultura, Esporte, Recreação e outras atividades de serviços, com 23,06%.
Conforme a análise da Superintendência de Informações e Cenários da Seplag, as atividades de Hospedagem em hotéis e similares registraram aumento significativo, acompanhado por alta demanda nos serviços de Alimentação. Melhorias na infraestrutura de equipamentos turísticos também contribuíram para a consolidação de Alagoas como um destino atrativo.
Bom desempenho
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, celebrou o bom desempenho das atividades turísticas na composição do PIB do estado.
“O que puxou todo esse crescimento na seara de Serviços foram os dados de Alojamento e Alimentação com mais de 24%. Esses dados do ano de 2022 comprovam todo esse trabalho que está sendo feito pelo governador Paulo Dantas e toda a equipe técnica do Governo de Alagoas”, comemorou a secretária, lembrando que o desempenho do PIB estadual superou a média nacional que foi de 3%.
Bárbara destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Setur, para incentivar a atividade turística em Alagoas, desde o planejamento estratégico, passando pela captação de novos empreendimentos, a qualificação de mão de obra até a promoção e marketing do destino.
“Se a gente compara 2023 com 2022, que foram os dados publicados agora de maneira oficial pelo IBGE, tivemos mais de 12 mil assentos ofertados e conquistados na parceria do Governo de Alagoas com as companhias aéreas, num trabalho de muito de diálogo. E tivemos o incremento de mais de 50 mil pessoas no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares”, citou a secretária.
Ela disse também que a infraestrutura hoteleira comportou o intenso crescimento do fluxo internacional de passageiros, que atingiu 166%, entre 2022 e 2023. “Tivemos um aumento de cerca de 13% no quantitativo de leitos ofertados aqui em Alagoas. E o que é interessante é que a ocupação média se manteve na faixa de 80%, em todo o estado”, acrescentou Bárbara. Ela acredita que os números de 2023 e 2024, relacionados à atividade turística em Alagoas, serão ainda mais promissores.
Veja também
Últimas notícias
Após décadas sem documentos, Defensoria Pública garante registro civil a homem em Alagoas
MPAL obtém condenação de réu por homicídio brutal em Rio Largo
Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo; União Brasil pediu cargo após expulsar ministro
PM instaura processos disciplinares contra militares suspeitos de homicídios em Penedo e Arapiraca
Leandro Silva anuncia 14º salário para agentes de saúde e endemias em Junqueiro
MP se reúne com parlamentar e concessionárias para discutir crise no abastecimento de água no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
