Site mostra os gastos públicos da primeira-dama Janja
Criado pelo deputado estadual de SP Guto Zacarias (União Brasil), o agregador de dados se baseia em reportagens de veículos de comunicação
O deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) criou uma plataforma para monitorar os gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva. Deu o nome de “Janjômetro”.
As postagens são sugeridas por leitores com base em reportagens de veículos de comunicação. Segundo a plataforma, criada em 28 de novembro, Janja já gastou R$ 63.036.916,95 dos cofres públicos, majoritariamente em viagens. Segundo o deputado, os dados constam no DOU (Diário Oficial da União) e no Portal da Transparência.
Nas redes sociais, Zacarias diz que tem sofrido ameaças de pessoas ligadas ao governo. “Recebi ataques de todos os lados e até mesmo de ministros do governo federal”. Segundo ele, a primeira-dama também o teria bloqueado nas redes sociais.
“JANJÔMETRO” Para utilizar o portal, é necessário cadastrar nome, e-mail e um telefone. Depois que o e-mail é verificado, é possível navegar pelo site e ler as publicações dos veículos de comunicação, uma espécie de clipping – monitoramento de menções feitas a um termo.
Há a possibilidade de indicar um gasto feito por Janja, além da opção de ser redirecionado a um grupo no WhatsApp, criado em 14 de novembro. Na descrição, o deputado estadual, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), afirma ser um dos líderes e que ser voz de “milhares de brasileiros” é sua “missão de vida”.
Veja também
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
