Site mostra os gastos públicos da primeira-dama Janja
Criado pelo deputado estadual de SP Guto Zacarias (União Brasil), o agregador de dados se baseia em reportagens de veículos de comunicação

O deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) criou uma plataforma para monitorar os gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva. Deu o nome de “Janjômetro”.
As postagens são sugeridas por leitores com base em reportagens de veículos de comunicação. Segundo a plataforma, criada em 28 de novembro, Janja já gastou R$ 63.036.916,95 dos cofres públicos, majoritariamente em viagens. Segundo o deputado, os dados constam no DOU (Diário Oficial da União) e no Portal da Transparência.
Nas redes sociais, Zacarias diz que tem sofrido ameaças de pessoas ligadas ao governo. “Recebi ataques de todos os lados e até mesmo de ministros do governo federal”. Segundo ele, a primeira-dama também o teria bloqueado nas redes sociais.
“JANJÔMETRO” Para utilizar o portal, é necessário cadastrar nome, e-mail e um telefone. Depois que o e-mail é verificado, é possível navegar pelo site e ler as publicações dos veículos de comunicação, uma espécie de clipping – monitoramento de menções feitas a um termo.
Há a possibilidade de indicar um gasto feito por Janja, além da opção de ser redirecionado a um grupo no WhatsApp, criado em 14 de novembro. Na descrição, o deputado estadual, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), afirma ser um dos líderes e que ser voz de “milhares de brasileiros” é sua “missão de vida”.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
