Deputado quer convocar Mauro Vieira para explicar ofensa de Janja contra Musk
Em evento paralelo ao G20, primeira-dama xingou o dono do X/Twitter; o bilionário respondeu

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou na Comissão de Relações Exteriores da Câmara um requerimento de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após a primeira-dama Janja Lula da Silva xingar o bilionário Elon Musk, dono do X/Twitter.
“Acabo de protocolar na CREDN [Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara] a convocação do Ministro das Relações Exteriores para prestar esclarecimentos sobre os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja contra Elon Musk durante o G20 Social”, escreveu Van Hattem nas redes sociais.
No sábado (16), durante um painel de conversa promovido pelo “G20 Talks”, que antecedeu a cúpula do G20, Janja disse: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, Fuck you, Elon Musk”.
Na ocasião, o tema da discussão era “combate a desinformação”. O evento contava com a participação de influenciadores digitais, como o Felipe Neto.
Depois de uma rodada de discussão entre os participantes do painel, Janja, que estava sentada na primeira fileira da plateia, pediu a palavra e discursou sobre a dificuldade de aprovar leis para regulamentar as redes sociais. A primeira-dama destacou que, durante as fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, além de ajudar as famílias, foi preciso combater notícias falsas.
Neste momento, todos da plateia ouvem um barulho, como se fosse uma buzina, e começam a rir. Janja então ofendeu Musk, sendo seguida por aplausos da plateia.
Após a repercussão da fala da primeira-dama nas redes sociais, o bilionário usou o X para responder Janja. “Eles perderão a próxima eleição”, escreveu Musk. O bilionário, que comandará o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos a partir de 2025, é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos últimos meses, Musk comprou diversas brigas com o STF (Supremo Tribunal Federal) após não cumprir determinações judiciais da Suprema Corte e desrespeitar o ordenamento jurídico brasileiro. O bilionário se recusava a remover contas da rede social a pedido do STF e não indicava um representante legal do X no Brasil. Após a plataforma ser suspensa do país, o X recuou e tornou a cumprir todas as determinações, além de pagar as multas impostas — cujo valor chegava a R$ 28,6 milhões.
Na mesma toada de críticas, Janja também falou sobre a ação do governo argentino, de Javier Milei, ser contra o avanço de pautas de gênero, em meio a um esforço da diplomacia brasileira e francesa para convencer Milei a aprovar uma resolução final da cúpula do G20.
Repercussão entre a oposição
Nas redes sociais, parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, até mesmo, Bolsonaro, criticaram a fala da primeira-dama. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) escreveu que “esta é a esquerda ‘tolerante’”, ao comentar a declaração de Janja.
Após a resposta de Musk, Bolsonaro disse que o Brasil tem “mais um problema diplomático”. Ex-juiz da Operação Lava Jato, o senador Sergio Moro (União-PR) disse que a fala de Musk é a “frase do dia”. Ex-ministra do governo Bolsonaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou a declaração de Janja como “inacreditável” e uma “vergonha”.
“É para isso que a primeira-dama do Brasil está indo nos eventos internacionais? Além de querer aparecer, ela vai aos eventos para nos envergonhar e provocar empresários estrangeiros?”, questionou Damares nas redes sociais.
Leia Mais
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
