Estudo aponta manchas de óleo e assoreamento em local próximo à Mina 18 da Braskem
Fiscalização e monitoramento foram realizados por equipes do IMA-AL, em parceria com pesquisadores da Ufal

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) divulgou nesta terça-feira (10) os resultados das fiscalizações e monitoramentos na Laguna Mundaú, local onde fica a Mina 18 da mineradora Braskem, responsável pela tragédia ambiental que afundou o solo de cinco bairros de Maceió. Os estudos foram realizados em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o IMA, os estudos realizados apontam que o local passa por um intenso processo de assoreamento, com altas temperaturas e lançamento de efluentes industriais e domésticos, além da presença de manchas de óleo, de agroquímicos, resíduos químicos derivados de combustíveis e acúmulo de matéria orgânica.
O rompimento da Mina 18 aconteceu no dia de dezembro de 2023. Segundo o Instituto, de dezembro de 2023 até janeiro de 2024 foram realizadas 124 ensaios analíticos em pontos estratégicos. No decorrer de 2024 até o momento, foram conduzidos 176 ensaios na Lagoa Mundaú, localizada no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).
A pesquisa também indicou que tem acontecido uma degradação do leito da laguna, impactando negativamente a biodiversidade estuarina e as populações que dependem do ambiente. Esse cenário é percebido em afluentes como o Rio Mundaú, o Riacho do Silva e canais de drenagem urbana.
Sobre as manchas de óleo identificadas no local, o consultor ambiental do IMA e geólogo, Jean Melo informou que as análises relacionadas ao aparecimento do fenômeno estão em andamento. "Esse trabalho é essencial para entender a origem e a extensão do problema, além de possibilitar a adoção de medidas corretivas e preventivas”, disse ele.
As análises físico-químicas não revelaram padrões acima dos historicamente registrados, mas evidenciam a necessidade de atenção contínua para a gestão integrada do CELMM.

Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura critica decisão judicial que pode retirar food trucks da Pajuçara

Maioria do STF condena Cid por tentativa de abolição da democracia

Suspeito de tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil em São Sebastião

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rio Largo

Dois cachorros pitbull são encontrados amarrados, em Arapiraca

Ronda no Bairro abre seleção para vigilantes e militares da reserva do Exército
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
