Estudo aponta manchas de óleo e assoreamento em local próximo à Mina 18 da Braskem
Fiscalização e monitoramento foram realizados por equipes do IMA-AL, em parceria com pesquisadores da Ufal
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) divulgou nesta terça-feira (10) os resultados das fiscalizações e monitoramentos na Laguna Mundaú, local onde fica a Mina 18 da mineradora Braskem, responsável pela tragédia ambiental que afundou o solo de cinco bairros de Maceió. Os estudos foram realizados em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o IMA, os estudos realizados apontam que o local passa por um intenso processo de assoreamento, com altas temperaturas e lançamento de efluentes industriais e domésticos, além da presença de manchas de óleo, de agroquímicos, resíduos químicos derivados de combustíveis e acúmulo de matéria orgânica.
O rompimento da Mina 18 aconteceu no dia de dezembro de 2023. Segundo o Instituto, de dezembro de 2023 até janeiro de 2024 foram realizadas 124 ensaios analíticos em pontos estratégicos. No decorrer de 2024 até o momento, foram conduzidos 176 ensaios na Lagoa Mundaú, localizada no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).
A pesquisa também indicou que tem acontecido uma degradação do leito da laguna, impactando negativamente a biodiversidade estuarina e as populações que dependem do ambiente. Esse cenário é percebido em afluentes como o Rio Mundaú, o Riacho do Silva e canais de drenagem urbana.
Sobre as manchas de óleo identificadas no local, o consultor ambiental do IMA e geólogo, Jean Melo informou que as análises relacionadas ao aparecimento do fenômeno estão em andamento. "Esse trabalho é essencial para entender a origem e a extensão do problema, além de possibilitar a adoção de medidas corretivas e preventivas”, disse ele.
As análises físico-químicas não revelaram padrões acima dos historicamente registrados, mas evidenciam a necessidade de atenção contínua para a gestão integrada do CELMM.

Veja também
Últimas notícias
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Militares são convocados para evento com presença do presidente Lula em Maceió
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
