Compras de fim de ano devem movimentar R$ 54,5 milhões na economia de Maceió
Há a expectativa de que as vendas cresçam 10,1% em relação a 2022

Uma pesquisa realizada pelo Instituto da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) de Alagoas, divulgada nesta segunda-feira (16), aponta que as compras de fim de ano devem registrar uma movimentação de R4 54,5 milhões na economia de Maceió. Esse montante representa um aumento de 10,1%, em comparação com o volume de vendas registrado em 2022.
Segundo o instituto, o aumento de compras neste Natal pode ser atribuído a uma série de fatores, como o crescimento do salário e o aquecimento do mercado de trabalho, que contribuem para o otimismo dos consumidores.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a taxa de desocupação no Brasil caiu para 6,4%, enquanto em Alagoas o desemprego está em 7,7, o menor nível em 12 anos.
Presentes de Natal
A pesquisa da Fecomércio também revelou que 68,5% dos maceioenses pretendem comprar presentes neste Natal. A principal motivação para os 21,4% que não planejam presentear é o endividamento.
A maioria das comprar será destinada a presentear a si mesmo (28,3%) ou os filhos (21%). Calçados e acessórios são os itens favoritos pelas maceioenses, representando 31,6% das intenções de compra. Logo depois, vem os vestuários (25,4%) e brinquedos (16,6%
Em relação aos locais de compra, os shoppings (41%) e o Centro de Maceió (37,3%) estão entre os destinos mais procurados. Os e-commerces também têm ganhado espaço, com 14% de pessoas afirmando que farão compras online.
O fator que mais atrai os consumidores é a quantidade de produtos (27,7%), seguido pelas promoções (24,9%) e pelos preços baixos (24,6%).
As formas de pagamento mais procuradas pelos entrevistados são o cartão de crédito, com 28,12% da preferências, seguido pelo Pix (26,16%) e o cartão de débito (16,56%).
Perfil dos consumidores
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2024, com a maior parte dos entrevistado sendo composta por mulheres (53,1%), com idades entre 26 e 45 anos.
A maioria (80,32) tem ensino médio ou superior e, em termos de estado civil, 41,4% das pessoas são solteiras. 46,6% estão casados ou vivem em união estável. A renda mensal dos consumidores está concentrada entre 1 e 2 salários mínimos, representando 45,1%.
Veja também
Últimas notícias

Funcionárias de fast food são alvos de ofensas racistas em shopping de Maceió

Jovem é detido em flagrante com maconha em Colônia Leopoldina
![[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso](https://img.7segundos.com.br/vHRUTjwPdjezDHAEdNezzmxKNu4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/paixao-de-cristo.jpeg)
[Vídeo] Espetáculo da Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca, continua grandioso

Mãe de bebê encontrada morta em Novo Lino é transferida para Maceió após prisão em flagrante

Polícia Federal indicia Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude em partida

Incêndio provocado por vazamento de gás deixa três feridos em conjunto habitacional de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
