Maceió lidera casos de meningite em 2024, aponta Secretaria de Estado da Saúde
Alagoas registrou um total de 21 casos da doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta segunda-feira (16) que foram registrados em 2024 um total de 15 casos de meningite em Maceió.
Em Alagoas, o total é de 21 casos, sendo dois em Capela, um em Jequiá da Praia, um em Flexeiras, um em Satuba e um em Marechal Deodoro.
As meningites registradas são do tipo B, com 16 casos, e cinco sem identificação.
Os dados são do Boletim Epidemiológico da Doença Meningocócica em Alagoas, da Semana Epidemiológica 1 ate 49, que compreende o período de 1º de janeiro até 1º de dezembro deste ano.
Ainda segundo a Sesau, o processo de assistência aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a enfermidade tem ocorrido por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos, que tem agilizado as transferências para as unidades hospitalares de referência.
Paralelamente a isso, a Sesau tem prestado assistência técnica às gestões municipais, capacitando os profissionais sobre o manejo clínico e laboratorial da meningite.
Orientações
Em caso de febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber assistência adequada.
A secretaria também reforça que é necessário cumprir o esquema vacinal. Há disponíveis cinco imunizantes contra a meningite nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos.