Homem internado com suspeita de leptospirose é diagnosticado com meningite, em Maceió
Segundo a administração, o estado de saúde é estável e ele segue em tratamento
Um homem de 52 anos foi diagnosticado com meningite e está internado em uma unidade de isolamento do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em Maceió. A informação foi confirmada pelo hospital nesta sexta-feira (1º).
Segundo a administração, o estado de saúde é estável e ele segue em tratamento.
A suspeita inicial era de leptospirose. O paciente mora em Capela, na Zona da Mata de Alagoas, e foi atendido em uma unidade de saúde do município, nessa quinta-feira (31), antes de ser encaminhado ao Hospital Escola Dr. Helvio Auto.
Devido aos sintomas, ele foi submetido ao exame do líquido cefalorraquidiano (líquor) - principal diagnóstico de meningite. O resultado confirmou a infecção.
“Como o hospital é referência nesse tipo de patologia, os médicos do Pronto Atendimento têm a expertise necessária para diferenciar as patologias pela clínica sugestiva dos sintomas”, disse a administração.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Capela informou que o paciente se recupera bem e que os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos.
Em outubro, uma menina de nove anos, também de Capela, foi internada na capital alagoana com meningite meningocócica, a forma mais grave da doença. Até a última atualização da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), o estado era estável.
A meningite
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Os sintomas incluem, geralmente, febre, dor de cabeça e rigidez de nuca, assim como mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e status mental alterado (confusão).
O Ministério da Saúde alerta que, caso você apresente algum dos sintomas, procure atendimento médico o mais rápido possível.