Leonardo Dias promove audiência pública para discutir políticas para pacientes com doenças raras
Evento acontecerá nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Maceió
O vereador Leonardo Dias (PL) presidirá, nesta quinta-feira (19), uma audiência pública com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento de doenças raras. O evento acontecerá às 14 horas, na Câmara Municipal de Maceió (CMM).
A iniciativa, proposta pelo parlamentar, busca promover a conscientização sobre as doenças raras, abordando suas características e os impactos que geram na vida dos pacientes e de suas famílias. Além disso, a audiência tem como foco debater a disponibilidade e acessibilidade de exames diagnósticos e tratamentos na rede municipal de saúde.
De acordo com Leonardo Dias, a discussão será uma oportunidade para avaliar a integração das políticas locais com as diretrizes nacionais para doenças raras, além de ouvir pacientes, familiares, especialistas e representantes da sociedade civil.
“As doenças raras afetam um número significativo de pessoas em nossa comunidade, demandando atenção especial e políticas públicas adequadas para garantir diagnóstico precoce, tratamento acessível e apoio às famílias que enfrentam essas condições desafiadoras”, frisou o vereador.
Para enriquecer o debate, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES), Defensoria Pública do Estado (DPE), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Justiça Federal em Alagoas (JF/AL), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC).
A VOZ DOS PACIENTES COM DOENÇAS RARAS
A causa das doenças raras tem sido uma das principais bandeiras do mandato de Leonardo Dias. O vereador é autor de importantes leis voltadas para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento desses pacientes em Maceió.
Dentre as legislações aprovadas, destaca-se o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara e a ampliação do Teste do Pezinho na rede municipal de saúde. A partir deste ano, o exame realizado nos estabelecimentos públicos de saúde municipal passou a incluir a triagem de diversas patologias, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, atrofia muscular espinhal, entre outras doenças graves.
Em 2023, Leonardo Dias também teve aprovada uma lei que garante a política de atenção integral aos pacientes com doenças raras.
O trabalho do vereador também se estendeu a outros municípios alagoanos, atuando como interlocutor entre famílias de pacientes com doenças raras e as autoridades competentes. Um dos casos de maior repercussão foi o da pequena Maria Helena, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo II.
Na época, Leonardo Dias se dirigiu até Brasília para cobrar a concessão do medicamento Zolgensma, avaliado em R$ 7,5 milhões, garantindo a continuidade do tratamento da criança.
"Esta audiência representa mais um passo na luta pela ampliação das políticas públicas voltadas para as doenças raras, com o objetivo de proporcionar dignidade, tratamento adequado e esperança para os pacientes e suas famílias em Maceió e região", concluiu Dias.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
