Sesau orienta a população sobre ampliação da vacina contra o rotavírus em bebês
Mudança visa ampliar o acesso de crianças não vacinadas ao imunizante disponível no SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), orienta a população dos 102 municípios alagoanos sobre a ampliação da faixa etária para administração das duas doses da vacina contra o rotavírus em bebês. A medida foi recomendada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (16) e tem o objetivo de ampliar o acesso à vacinação de crianças não imunizadas.
A partir de agora, a primeira dose é indicada para os 2 meses de idade e pode ser aplicada até os 11 meses e 29 dias. A segunda dose deve ser administrada aos quatro meses e até os 23 meses e 29 dias de vida, ou seja, 1 ano, 11 meses e 29 dias. O intervalo mínimo recomendado entre as duas doses é de 30 dias.
O rotavírus é transmitido pela via fecal-oral, ou seja, por meio do contato pessoa a pessoa, devido a ingestão de água e alimentos contaminados. Ele também pode ser disseminado através do contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis, sendo encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas.
Calendário Vacinal
A principal medida de prevenção contra as complicações decorrentes da infecção pelo rotavírus em crianças menores de 5 anos é a vacina. Ela faz parte do Calendário Vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de vacinação municipais. Em casos de sintomas como diarreia persistente e vômitos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o novo esquema vacinal contra o rotavírus representa um avanço importante para a saúde das crianças.
“Com essas mudanças, seguimos as orientações do Ministério da Saúde e reforçamos nosso compromisso em ampliar a proteção contra essa doença, que ainda preocupa pela gravidade dos casos que pode causar. É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos às atualizações e procurem os postos de saúde para vacinar os pequenos contra o rotavírus, que pode levar à morte”, alertou.
Últimas notícias

Secretaria de Cultura de Arapiraca convoca suplentes para editais de fomento

Preso mais um suspeito de arrastão em hamburgueria na parte alta de Maceió

Acidente de trânsito deixa dois homens feridos em São Miguel dos Milagres
Senador Fernando Farias será relator da indicação de Marluce Caldas ao STJ

Policial alagoano é preso por enviar 'nudes' a colega de farda e caso é alvo de inquérito

Polícia é acionada para denúncia de achado de cadáver na zona rural de Jacuípe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
