Sesau orienta a população sobre ampliação da vacina contra o rotavírus em bebês
Mudança visa ampliar o acesso de crianças não vacinadas ao imunizante disponível no SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), orienta a população dos 102 municípios alagoanos sobre a ampliação da faixa etária para administração das duas doses da vacina contra o rotavírus em bebês. A medida foi recomendada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (16) e tem o objetivo de ampliar o acesso à vacinação de crianças não imunizadas.
A partir de agora, a primeira dose é indicada para os 2 meses de idade e pode ser aplicada até os 11 meses e 29 dias. A segunda dose deve ser administrada aos quatro meses e até os 23 meses e 29 dias de vida, ou seja, 1 ano, 11 meses e 29 dias. O intervalo mínimo recomendado entre as duas doses é de 30 dias.
O rotavírus é transmitido pela via fecal-oral, ou seja, por meio do contato pessoa a pessoa, devido a ingestão de água e alimentos contaminados. Ele também pode ser disseminado através do contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis, sendo encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas.
Calendário Vacinal
A principal medida de prevenção contra as complicações decorrentes da infecção pelo rotavírus em crianças menores de 5 anos é a vacina. Ela faz parte do Calendário Vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de vacinação municipais. Em casos de sintomas como diarreia persistente e vômitos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o novo esquema vacinal contra o rotavírus representa um avanço importante para a saúde das crianças.
“Com essas mudanças, seguimos as orientações do Ministério da Saúde e reforçamos nosso compromisso em ampliar a proteção contra essa doença, que ainda preocupa pela gravidade dos casos que pode causar. É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos às atualizações e procurem os postos de saúde para vacinar os pequenos contra o rotavírus, que pode levar à morte”, alertou.
Últimas notícias
Gilberto Gonçalves celebra Mês das Crianças ao lado dos riolarguenses na Corrida das Cores
Caso Crislany: Corpo de bebê ainda não foi encontrado e avó cobra respostas
Homem é preso por tráfico e cultivo de entorpecentes, em Santana do Ipanema
Atendimento ao público: MPT/AL transfere feriado do Servidor Público para sexta-feira (31)
Alunos da Rede Municipal de Arapiraca conquistam vagas no Campeonato Brasileiro de Xadrez
Justiça obriga Casal a garantir abastecimento de água à comunidade quilombola de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
