Alagoas é o segundo estado do país em pedidos de remição de pena por leitura
Dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça

Dados divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, aponta Alagoas como o segundo colocado dentre os estados brasileiros em pedidos de remição de pena por meio da leitura. O levantamento é referente ao primeiro semestre de 2024.
O avanço de Alagoas nas políticas de educação dentro do sistema penitenciário – reflexo dos investimentos do Governo do Estado e da gestão da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) – é motivo de comemoração e destaque no âmbito federal. Um exemplo disso é a erradicação do analfabetismo no Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió, e agora o ranking que confirma o crescimento do estado alagoano nos pedidos de remissão por meio da leitura.
Entre os estados que mais se destacaram no incentivo à leitura para remição de pena, segundo a Senappen, estão Amazonas, Alagoas, Maranhão, Rondônia e Ceará. Em 2024, o Amazonas manteve a liderança com um índice de desempenho de 342,22%, seguido por Alagoas, com 331,31% no ranking nacional.
.jpeg)
Vale destacar que Alagoas saiu da quinta colocação entre os estados – posição em que estava até o ano passado. Nesse período, ultrapassou estados como o Ceará e o Maranhão, referências de investimento em educação prisional.
“É incrível o que vocês têm feito. Tenho por mim que quando contabilizar os dados deste 2° semestre de 2024 podemos ter surpresas”, comemora Rodrigo Dias, coordenador nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Senappen.
De acordo com a Senappen, cada interno pode fazer até 12 submissões por ano, sendo uma por mês, remindo um total de até 48 dias. A validação do progresso de leitura é realizada por comissões compostas por servidores e voluntários, promovendo um modelo mais inclusivo e eficiente.

“Um trabalho brilhante e de muita dedicação. Sabemos que investir em educação é investir em segurança para todos os alagoanos, refletindo positivamente dentro e fora dos presídios”, reforça o secretário Diogo Teixeira, titular da Seris.
Últimas notícias

Prefeitura de São Sebastião distribui 30 toneladas de peixes e beneficia mais de 10 mil famílias

Com apoio do Governo de Alagoas, fotógrafo Pablo De Luca lança livro de arte artesanal

Maceió é reeleita para liderar o Fórum Inova Cidades no biênio 2025-2027

Veja como vai funcionar comércio em Arapiraca na Sexta-feira Santa e Tiradentes

Braga Netto recebe líder do PL na prisão e o parabeniza por articulação pela anistia

Condenado por estuprar sobrinha de 11 anos é preso em Olivença, Sertão de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
