Corpo de Bombeiros divulga resultados da análise ergonômica dos postos de trabalho
Ao todo, foram analisados 124 postos, abrangendo atividades administrativas e operacionais da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulgou, na manhã dessa quinta-feira (19), os resultados da análise ergonômica dos postos de trabalho da corporação. Ao todo, foram analisados 124 postos de trabalho, abrangendo tanto as atividades administrativas quanto operacionais. Os resultados foram apresentados durante uma cerimônia no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
Com a análise efetuada pela empresa de segurança no trabalho ATIVA, sob a coordenação do major Andrade, subchefe do Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho, o CBMAL se destaca no cenário nacional por adotar, em uma corporação militar, uma ferramenta voltada à avaliação das condições de trabalho com foco na ergonomia. Essa iniciativa busca o melhor desenvolvimento das atividades laborais dos bombeiros militares. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um documento elaborado por um ergonomista com base em uma análise global que considera aspectos organizacionais, cognitivos e físicos inerentes às funções desempenhadas pelos militares.
O objetivo é adaptar equipamentos e protocolos às necessidades físicas e mentais dos trabalhadores, minimizando os impactos das atividades na saúde dos bombeiros, prevenindo adoecimentos físicos e mentais, promovendo maior conforto no trabalho e, consequentemente, melhorando o desempenho e reduzindo o absenteísmo.
A análise foi conduzida em quarteis da capital e do interior, avaliando funções e ambientes de trabalho nos setores administrativos e operacionais. Foram inspecionados equipamentos e viaturas utilizadas no combate a incêndios, resgates, buscas e salvamentos, incluindo os principais postos de guarda-vidas da capital e do interior.
Segundo o major Andrade, gestor da ação, a AET é uma ferramenta indispensável no serviço bombeiro militar, considerando a alta demanda física e mental envolvida nas ocorrências.
"Trabalhamos em situações difíceis e de grande risco, muitas vezes lidando com vítimas e com uma elevada sobrecarga de peso. Nossos militares utilizam equipamentos de combate e de proteção individual que, juntos, ultrapassam 20 kg, sendo manuseados em diferentes posturas e em terrenos irregulares. Todas essas circunstâncias exigem muito da capacidade física e mental de nossos profissionais. Por isso, é fundamental buscar condições e equipamentos mais ergonômicos, que preservem a saúde e a integridade de nosso efetivo diante das exigências da atividade bombeiro militar", enfatizou o militar.
Ele também ressaltou que os resultados da ação evidenciam a necessidade de ajustes e de novas iniciativas voltadas à melhoria das condições laborais. O objetivo é proporcionar aos militares um ambiente mais seguro e confortável, permitindo que desempenhem suas funções com excelência e, assim, fortaleçam a qualidade do atendimento prestado à sociedade alagoana.
Ações como essa reforçam o compromisso do CBMAL com a saúde, o bem-estar e a integridade física dos seus militares, evidenciando o empenho da corporação em assegurar que suas equipes estejam nas melhores condições possíveis para executar suas missões com excelência. Essa dedicação não apenas aprimora a capacidade operacional dos bombeiros, mas também contribui diretamente para a segurança e proteção da população alagoana.
A apresentação completa dos resultados da análise está disponível no canal do CBMAL no YouTube. Para acessar o vídeo, clique aqui.