Casa de Direitos realiza mais de 140 mil atendimentos à população em 2024
Equipamento da Secretaria de Prevenção à Violência registrou aumento de 34% na oferta de serviços

A Casa de Direitos, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) com unidades em Maceió e Arapiraca, realizou, em 2024, mais de 140 mil atendimentos à população. A oferta de serviços voltados para garantia de direitos, acesso à Justiça e promoção da cidadania foi ampliada este ano, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a superintendente de Prevenção à Violência, Josse Leah, a unidade de Maceió registrou 93.035 atendimentos entre janeiro e dezembro deste ano, enquanto a unidade de Arapiraca atendeu 47.151 pessoas nos últimos 12 meses. Os números demonstram um crescimento de 34% em relação a 2023, que totalizou pouco mais de 104 mil atendimentos.
“O objetivo principal da Casa de Direitos é chegar à população, principalmente à parcela mais vulnerável. A Casa de Direitos é uma porta aberta para a promoção da cidadania, do acesso à Justiça e, consequentemente, da cultura da paz. Hoje celebramos, com muita alegria, o crescimento na oferta dos serviços disponíveis em nossos núcleos”, afirmou a superintendente.
O equipamento dispõe, gratuitamente, de emissão de mais de 20 documentos essenciais, orientação jurídica em várias áreas e atendimento especializado dos núcleos do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual. As unidades receberam também, este ano, um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que disponibiliza uma série de serviços para Pessoa Física e Jurídica.
Em Maceió, a população conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), responsável pela assistência a profissionais por meio do amparo multidisciplinar, e o Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos (NPGD), que atua na promoção dos direitos das minorias. Já a unidade de Arapiraca dispõe, também, do Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV), que oferece assistência jurídica, social e psicológica a mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.
Um destaque de 2024 foi a emissão de quase 12 mil documentos para a população. RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital e Título de Eleitor foram alguns dos mais requisitados.
“É muito gratificante para nós, enquanto gestão pública, ver que os serviços estão chegando a quem mais precisa. Ao garantir esses direitos fundamentais, estamos construindo uma Alagoas mais justa e inclusiva, como todos desejamos”, ressaltou Josse Leah.
Trabalho integrado
A titular da Seprev, Paloma Tojal, ressalta que a atuação intersetorial é fundamental para garantir serviços acessíveis à população. Ela destaca ainda os esforços do Governo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a prevenção da violência no estado.
“A Casa de Direitos é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode garantir direitos e promover a cidadania e a inclusão social. Os investimentos do Governo do Estado, somados a essa abordagem integrada, fortalecem as políticas públicas de prevenção à violência e aproximam os serviços oferecidos pelo Estado da população”, afirmou a secretária.

Atendimento
Para quem busca atendimento, a Casa de Direitos de Maceió fica localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Arapiraca, a Casa de Direitos fica na Rua Manoel Marcelino, sem número, no bairro Itapoã, funcionando também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos os serviços são 100% gratuitos.
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
