Sete crianças em situação de abandono e maus-tratos são resgatadas em Branquinha
Justiça determinou o afastamento familiar e o acolhimento em uma instituição
Sete crianças com idades entre 6 e 12 anos, em situação de abandono e maus-tratos, foram resgatadas dentro de uma casa em Branquinha, município do interior de Alagoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AL).
Segundo o órgão, as crianças viviam em um ambiente insalubre, sem higiene e com alimentação inadequada, além de faltarem frequentemente à escola. Há relatos de violência física, psicológica e exposição das crianças a relacionamentos inadequados, como o envolvimento de uma das meninas com um homem adulto.
Ainda de acordo com a Defensoria, algumas crianças foram vistas em locais impróprios e na companhia de usuários de drogas. A mãe e o companheiro dela negaram cuidados médicos essenciais aos filhos.
Um dos menores sofre com um abscesso dental há mais de três meses. Profissionais de saúde relataram que a mãe recusou atendimento odontológico, medicamentos e a internação hospitalar do menino.
Decisão judicial
Após a constatação dos fatos, a Justiça determinou o afastamento imediato das crianças do ambiente familiar, com proibição de contato com os pais pelo período mínimo de 60 dias. Elas serão levadas para uma instituição adequada.
O órgão também informou que todas as crianças serão cadastradas no Sistema Nacional de Acolhidos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A instituição que acolhê-las, deverá elaborar um Plano Individual de Atendimento para cada uma delas.
Os documentos pessoais das crianças foram apreendidos para garantir o acesso a serviços básicos e de saúde.
O pedido de destituição do poder familiar foi formulado pelo Defensor Público João Augusto Sinhorin. A constatação da situação foi feita por meio de denúncias, informações e depoimentos coletados junto ao Conselho Tutelar de Branquinha, professores e profissionais de saúde.
Veja também
Últimas notícias
Saiba quem eram os 4 policiais mortos durante a megaoperação no Rio
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
