[Vídeo] Tartaruga-de-pente volta ao litoral de Maceió após cinco anos para desovar
Imagens feitas pelos pesquisadores do Instituto Biota de Conservação mostram o momento em que a visitante deposita os ovos no ninho, na praia de Cruz das Almas
Uma tartaruga marinha, da espécie conhecida como Tartaruga-de-pente, foi vista, na noite dessa segunda-feira (6), desovando na praia de Cruz das Almas, mesmo local onde há cinco anos ela esteve e quando foi marcada para identificação pela equipe do Instituto Biota. A Tartaruga-de-pente é uma espécie que comumente é vista no litoral de Alagoas, sendo uma das que mais desova nas praias do estado.
De acordo com informações do Instituto Biota — organização não-governamental que realiza diversos trabalhos de conservação da vida marinha, em Alagoas — a tartaruga foi marcada pela equipe no dia 18 de fevereiro de 2020, também em época de desova.
O registro ocorreu em frente a uma pousada, na praia de Cruz das Almas, localidade exata onde ela foi avistada na noite dessa segunda-feira (6). Atualmente, o animal tem cumprimento curvilíneo de carapaça de 90 centímetros.
Os pesquisadores registraram, também em vídeo, o momento em que a visitante ilustre constrói o ninho e deposita os cerca de 120 ovos, que serão monitorados pelo Instituto até o momento do nascimento das tartaruguinhas. O tempo médio para que os ovos dessa espécie eclodam é de 45 a 60 dias.
Nas imagens, é possível ver também quando a tartaruga, após depositar os ovos no ninho, vai embora tranquilamente, voltando para o mar.