Ministério Público de AL lança projeto de incentivo à leitura em escolas públicas
O projeto também vai trabalhar com a fiscalização dos fundos municipais de educação

‘Nossa educação daria um livro’: esse é o nome do novo projeto do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) que tem o objetivo de apurar e, posteriormente, aprimorar o quantitativo de bibliotecas e salas de leitura existentes em escolas públicas municipais e estaduais. O primeiro dia de atividades aconteceu nessa terça-feira (7), nos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú, onde foram visitadas nove unidades de ensino.
A inciativa foi idealizada para dar cumprimento à determinação legal disposta no art. 1º da Lei nº 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. A intenção é que todas escolas públicas Alagoas contem com bibliotecas com acervo ou coleção de livros e materiais videográficos destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
O projeto também vai trabalhar com a fiscalização dos fundos municipais de educação, promovendo olhar atento sobre a destinação efetiva, resolutiva e estratégica de valores de multas administrativas ou judiciais decorrentes de ações.
Dado que chama atenção
Foi a partir dos dados apresentados no Censo Escolar de 2022 que o MPAL confeccionou a iniciativa. Os números mostraram que mais de 70% das escolas públicas alagoanas não possuem biblioteca.
O estudo constatou que 552 escolas possuem bibliotecas, enquanto 1.805 não dispõem do equipamento. No entanto, pela Lei nº 12.244/10, o prazo para a resolução desse problema acabou em 2020.
“O Plano Nacional de Educação 2014/2024 reconhece a oferta de escolas com ambientes adequados como uma condição básica para que a educaçã o se desenvolva. Também é sabido que a consolidação dos dados feita pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) não engloba espaços como sala de leitura e similares, entretanto, a existência de tais espaços alternativos reforça a necessidade de levantamento aprofundado junto aos municı́pios para avaliar a eficiência do local disponibilizado na complementação da formação educacional dos alunos através da leitura”, declarou o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público, Lucas Sachsida.
“A biblioteca escolar é equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. É um instrumento de democratização da informação e do conhecimento e indispensável à promoção de habilidades, competências e atitudes que contribuam para a garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e alunas de nosso estado”, complementou o promotor.
Escolas visitas
Em União dos Palmares, primeira cidade a receber o projeto, o MPAL visitou cinco unidades de ensino. As Escolas Municipais João Costa de Oliveira, Padre Donald Robert MAcgillvray, Maria Augusta e Jairo Correia Viana possuem bibliotecas e/ou cantinhos de leitura. Já a Escola Estadual Dr. Jorge de Lima foi a única que não dispunha do espaço.
Já em Santana do Mundaú, todas as unidades tinham bibliotecas. Foram inspecionadas as Escolas Municipais Denilma Villar Bulhões Barros, Monsenhor Clóvis D. de Barros e Absolon Correia de Melo e o Centro Municipal de Educação Infantil Maldja Agostinho.
Apesar das unidades possuírem os equipamentos, a maioria apresentou pequena variedade de livros. Outra questão levantada foi a falta de atividades que incentivem a leitura dentro das escolas. Diante disso, o MPAL vai cobrar novas medidas para que os problemas sejam resolvidos.
Últimas notícias

Polícia Civil realiza prisão em flagrante de homem acusado por estupro de vulnerável

Homem preso em flagrante diz à polícia que “vozes” o mandaram ameaçar irmãos e mãe idosa em Craíba

Homem agride ex-companheira com capacete após discussão em Maceió

Polícia descobre oficina usada para desmanche de motos roubadas em Maceió

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
