Detran registra mais de 80% de aprovação nos exames práticos de pessoas com deficiência em 2024
Órgão disponibiliza carro adaptado para que PcDs realizem os exames em Maceió e no interior
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) celebra uma conquista significativa em sua política de inclusão. De janeiro a dezembro de 2024, dos 60 exames realizados por Pessoas com Deficiência (PcDs), 50 candidatos foram aprovados na prova prática de direção. O número representa um percentual de 83% de êxito no exame para a categoria B.
Além de adquirir, em 2023, o primeiro veículo adaptado exclusivamente para atender pessoas com deficiência, o Detran investe na capacitação dos profissionais. Em 2024, todos os profissionais que trabalham na banca examinadora participaram de um treinamento com especialistas sobre o atendimento a PcDs.
“Desde 2023, temos proporcionado mais segurança e confiança para os candidatos, além de garantir que todos tenham condições de realizar os exames. Esses números, com mais de 80% de aprovação, mostram que estamos no caminho certo”, destaca Manassés Mesquita, chefe da Banca Examinadora do Detran Alagoas.
Facilitar que PcDs conquistem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) faz diferença diretamente na vida das pessoas, demonstrando a relevância social do investimento em inclusão, pois, para muitos, a CNH não é apenas um documento, mas uma ferramenta de liberdade e autonomia. É o caso de Josefa Santos Monteiro, que, aos 52 anos, fez o exame prático e foi aprovada. Ela possui uma prótese no joelho devido à perda de cartilagem e relatou que, antes de descobrir a possibilidade de realizar o exame prático com um veículo adaptado, enfrentava dificuldades para dirigir, especialmente devido à força exigida em um carro comum.
“Nunca imaginei que seria possível dirigir. Mas com o carro adaptado, consegui. Agora vou poder levar minha família para passear. Esse momento é uma vitória na minha vida, porque já nessa idade estou conquistando algo novo, que foi incentivado pela minha filha”, comemorou a dona de casa ao sair da prova e encontrar a filha e a neta.
Outro relato marcante é o de Otávio Bernardino Neto, de 32 anos, que lidou com muitas adversidades até conquistar a tão sonhada habilitação. Ainda na adolescência, ele foi diagnosticado com câncer e precisou passar por um tratamento intenso, que incluiu a substituição de um osso da perna por uma prótese. A recuperação foi lenta, e ele ficou afastado de atividades físicas por anos, o que adiou seus planos de obter a CNH. Para ele, a aprovação foi um momento de superação pessoal e de homenagem à sua família, em especial ao pai já falecido, que sempre o incentivou a dirigir.
“Passei por muita coisa até chegar aqui. Foram mais de oito anos tentando, mas nunca perdi a esperança. Hoje, poder dizer que estou habilitado é um sonho realizado. Dedico essa vitória ao meu pai, que sempre acreditou em mim, e à minha esposa, que esteve ao meu lado em todos os momentos. Essa conquista não tem preço”, celebra Otávio.
Para fazer uso do carro adaptado, os candidatos devem solicitar o veículo enviando um documento oficial com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica do Detran para o e-mail [email protected].