Política

Lula pede inclusão de “mentiras” de Bolsonaro e “golpe” de Temer na galeria do Planalto

A galeria mostra fotos de todos os ex-presidentes, com suas respectivas datas de nascimento e morte, além do período dos mandatos

Por Agência 7 09/01/2025 15h03 - Atualizado em 09/01/2025 17h05
Lula pede inclusão de “mentiras” de Bolsonaro e “golpe” de Temer na galeria do Planalto
Lula na galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Lula visitou a galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto, reinaugurada após ser destruída no ataque golpista de 8 de janeiro de 2023, e disse a um auxiliar que a obra deveria “contar a História”. O mandatário disse que Michel Temer deveria ser lembrado pelo “golpe” e Jair Bolsonaro, pelas “mentiras”.

“O que eu quero é que conte a História, a Dilma foi eleita, reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Depois, esse aqui (Temer) não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma, tá? Depois esse aqui (Bolsonaro) foi eleito em função das mentiras. É isso que tem que contar”, afirmou.

O presidente ainda reclamou da falta de informações na galeria, como não ter o contexto dos mandatos. Ele foi informado que a obra deve contar com QR Codes com textos sobre as autoridades.

A galeria mostra fotos de todos os ex-presidentes, com suas respectivas datas de nascimento e morte, além do período dos mandatos.

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e servidores da Presidência. A visita ocorreu um dia depois do ato desta quinta (8) em memória do ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Outras obras restauradas foram apresentadas nos últimos dias.