Justiça

Presidência do TJAL lamenta falecimento do jurista alagoano Marcello Lavenère

Desembargador Fernando Tourinho reconheceu sua contribuição ao mundo jurídico. “Foi um grande jurista. Era uma referência”, afirmou

Por 7Segundos, com Assessoria 12/01/2025 18h06 - Atualizado em 12/01/2025 18h06
Presidência do TJAL lamenta falecimento do jurista alagoano Marcello Lavenère
Marcello Lavenère (86) destacou-se pela contribuição a diversas instituições - Foto: undefined

O desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), manifestou pesar pelo falecimento de Marcello Lavenère (86), na manhã deste domingo (12), em Brasília (DF), e relembrou sua postura sempre republicana.

“Marcello foi um grande jurista alagoano. Destacou-se pela postura sempre republicana. Era uma das mais importantes referências do segmento jurídico brasileiro. Minhas condolências a todos os seus familiares”, afirmou o desembargador Fernando Tourinho.

Nascido em Maceió, Marcello Lavenère era advogado e consultor jurídico. Foi presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos, membro vitalício do Conselho Federal da OAB, e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Lecionou ainda na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. Foi procurador do Estado de Alagoas e presidiu a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2003 a 2007). Integrou a Comissão de Justiça e Paz da CNBB.

Cremação


O corpo será velado e cremado em Brasília, nesta segunda-feira (13). Torcedor apaixonado do Botafogo, Marcello deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.