Emissão da 2ª via da nova Carteira de Identidade terá taxa a partir do mês que vem; confira valor
Uso da versão digital da carteira de identidade é uma alternativa para evitar perdas
O Instituto de Identificação de Alagoas informou nesta quinta-feira (23) que quem precisar emitir a segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pagará uma taxa de R$ 36,03. O novo valor do documento passará a ser cobrado a partir de 1° de fevereiro de 2025.
A emissão de segunda via estava suspensa devido à implantação do novo modelo nacional, mas, após dois anos de emissão, com mais de meio milhão de documentos emitidos em Alagoas, o Instituto retomará a emissão desse tipo de documento.
Marcelo Casado, papiloscopista e chefe administrativo do Instituto, explicou que o pagamento será realizado após o atendimento presencial, por meio de um boleto impresso. Após a solicitação e coleta das impressões digitais e face, o atendente entregará ao solicitante um boleto com o valor, que pode ser pago em qualquer casa lotérica, agências bancárias ou aplicativos financeiros.
“A medida tem como objetivo garantir a continuidade e a sustentabilidade do processo de emissão da identidade, além de proporcionar uma forma prática e acessível de pagamento para quem precisar solicitar a segunda via em caso de extravio ou perda do documento”, disse Marcelo Casado.
Essa taxa só se aplica para quem já fez a migração do modelo antigo de identidade para a nova CIN. Para quem ainda não realizou a troca e deseja obter o documento, o procedimento é considerado como emissão da primeira via, o que não gera custo algum, ou seja, a emissão é gratuita.
Versão digital
Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, disse que o bom mesmo é evitar a perda da versão física do documento. Uma boa alternativa para o cidadão é baixar a versão digital da nova CIN. Basta a pessoa, assim que receber o seu documento físico, acessar a aba "Carteira de documentos" no aplicativo GOV.BR para ter a versão digital disponível sempre à mão.
“Uma solução prática e segura para quem deseja facilitar o acesso à sua identidade, onde quer que esteja. A versão digital é segura, fácil de baixar, tem a mesma validade do documento físico e também é gratuita”, ressaltou o superintendente.
Últimas notícias
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
