Iniciada a primeira etapa de vacinação contra a brucelose
Criador tem até o dia 30 de junho para vacinar o rebanho de fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de vida

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Animal, informa que teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose de 2025.
A primeira etapa, que foi aberta a partir de 1° de janeiro, segue até o dia 30 de junho. Nela, o criador alagoano deve vacinar os animais – fêmeas bovinas e bubalinas – com idade de três até oito meses de vida contra a doença.
Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado na Adeal, garantindo a correta aplicação do imunizante.
A brucelose bovina é uma doença causada por uma bactéria chamada Brucel-la abortus, causando frequentemente aborto em vacas (principalmente nos últimos 3 meses da gestação) e infecção nos testículos em machos.
A doença pode ser transmitida para o homem, principalmente quando ocorre o manejo de animais contaminados, acidentes no manuseio da vacina, manipulação de carcaça, bem como devido ao consumo de leite cru e seus derivados.
Entre os animais, a infecção ocorre pelo contato da bactéria com a mucosa do animal, principalmente as narinas, a boca, a língua e os olhos. As fontes de infecção são produtos de aborto ou parto de animais infectados.
Do animal para o homem, a transmissão ocorre pelo contato direto das mucosas e ferimentos dos animais com a bactéria, ao realizar partos de vacas com brucelose bovina ou ao entrar em contato com restos de abortos, placentas e corrimento vaginal das fêmeas doentes.
Entre os sintomas nos animais estão: abortos (geralmente nos últimos três meses da gestação); nascimento de bezerros fracos; mortalidade de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta; repetição de cio e descargas do útero das vacas com grande eliminação da bactéria. Nos machos, ocorre inflamação nos testículos.
A Adeal orienta aos criadores, como forma de evitar o surgimento da doença no rebanho, a compra de animais apresentando o documento da Guia de Trânsito Animal (GTA), acompanhada de atestados negativos para brucelose; consumir leite industrializado (pasteurizado) e vacinar todas as fêmeas na idade de três a oito meses.
Últimas notícias

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 451,5% ao ano

Jovem de 25 anos é executado a tiros em São Miguel dos Campos

Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade

Motorista é indiciado por causar acidente que matou três pessoas em Cacimbinhas

Funcionários da BRA bloqueiam avenida na Jatiúca em protesto contra atraso salarial

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças deste ano
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
