Iniciada a primeira etapa de vacinação contra a brucelose
Criador tem até o dia 30 de junho para vacinar o rebanho de fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de vida
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Animal, informa que teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose de 2025.
A primeira etapa, que foi aberta a partir de 1° de janeiro, segue até o dia 30 de junho. Nela, o criador alagoano deve vacinar os animais – fêmeas bovinas e bubalinas – com idade de três até oito meses de vida contra a doença.
Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado na Adeal, garantindo a correta aplicação do imunizante.
A brucelose bovina é uma doença causada por uma bactéria chamada Brucel-la abortus, causando frequentemente aborto em vacas (principalmente nos últimos 3 meses da gestação) e infecção nos testículos em machos.
A doença pode ser transmitida para o homem, principalmente quando ocorre o manejo de animais contaminados, acidentes no manuseio da vacina, manipulação de carcaça, bem como devido ao consumo de leite cru e seus derivados.
Entre os animais, a infecção ocorre pelo contato da bactéria com a mucosa do animal, principalmente as narinas, a boca, a língua e os olhos. As fontes de infecção são produtos de aborto ou parto de animais infectados.
Do animal para o homem, a transmissão ocorre pelo contato direto das mucosas e ferimentos dos animais com a bactéria, ao realizar partos de vacas com brucelose bovina ou ao entrar em contato com restos de abortos, placentas e corrimento vaginal das fêmeas doentes.
Entre os sintomas nos animais estão: abortos (geralmente nos últimos três meses da gestação); nascimento de bezerros fracos; mortalidade de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta; repetição de cio e descargas do útero das vacas com grande eliminação da bactéria. Nos machos, ocorre inflamação nos testículos.
A Adeal orienta aos criadores, como forma de evitar o surgimento da doença no rebanho, a compra de animais apresentando o documento da Guia de Trânsito Animal (GTA), acompanhada de atestados negativos para brucelose; consumir leite industrializado (pasteurizado) e vacinar todas as fêmeas na idade de três a oito meses.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
