Com 73 votos, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado
Político comandará a Casa Legislativa até 2026
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1°), o novo presidente do Senado pelos próximos dois anos com 73 votos.
Para que um candidato fosse eleito, eram necessários ao menos 41 votos, ou seja, maioria absoluta. Com o placar deste sábado, Alcolumbre se torna o terceiro presidente do Senado eleito com maior número de votos desde a redemocratização.
Os primeiros lugares do ranking são historicamente ocupados por senadores do atual MDB, antes chamado PMDB. Dividem as posições de presidentes mais votados Mauro Benevides, em 1991, e José Sarney, em 2003, ambos com 76 votos
Esse será o segundo mandato de Alcolumbre no cargo. Antes, comandou a Casa Legislativa durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL) — que abrangeu o primeiro ano da pandemia de Covid-19 — entre 2019 e 2021. Na ocasião, ele recebeu 42 votos.
Em seu discurso antes da votação, Alcolumbre defendeu o respeito às prerrogativas de senadores e um Senado “soberano, autônomo, e independente”. Também pediu a retomada das comissões mistas para a análise de medidas provisórias. Os colegiados estão paralisados depois de um impasse com a Câmara nos últimos anos.
“As comissões mistas são obrigatórias por mandamento constitucional. Suprimi-las ou negligenciá-las não é apenas errado do ponto de vista do processo: é uma redução do papel do Senado”, disse no plenário.
Nos últimos dois anos, Alcolumbre presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. No cargo, comandou as votações da reforma tributária e da sua regulamentação, além da sabatina de autoridades antes de irem ao plenário.
A eleição
Na disputa, Alcolumbre derrotou os senadores:
Eduardo Girão (Novo-CE), com 4 votos
Marcos Pontes (PL-SP), com 4 votos
Apoios
Alcolumbre teve o apoio formal de todos os partidos da Casa, com exceção do Novo e do PSDB.
Ganhou o endosso de três senadores do Podemos, mas a sigla teve um racha com dois outros integrantes lançando candidaturas próprias — Do Val e Thronicke. Ambos retiraram suas candidaturas depois de discursar na tribuna como candidatos.
Os senadores ainda devem escolher neste sábado os demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quadro respectivos suplentes.
Devem concorrer aos cargos:
1º vice-presidente: Eduardo Gomes (PL-TO)
2º vice-presidente: Humberto Costa (PT-PE)
1ª secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
2ª secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
3ª secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
4ª secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)
Suplentes: Chico Rodrigues (PSB-RR)
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
