Rafael Brito aponta soluções para enchentes em Maceió
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais
As intensas chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5) provocaram alagamentos em diversos bairros, causando transtornos significativos para a população. Os alagamentos resultaram em desabamentos de muros e interrupções no trânsito, afetando tanto a parte baixa quanto a alta da cidade e impedindo que muitos moradores chegassem aos seus locais de trabalho. Até o momento, a Defesa Civil atendeu a 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete alagamentos.
Nas redes sociais, o deputado federal Rafael Brito criticou a postura do prefeito João Henrique Caldas (JHC), que atribuiu o problema ao acúmulo de lixo nas galerias pluviais, responsabilizando a população. “Não é justo culpar a população, que é a mais prejudicada, por um problema de gestão. Essas imagens poderiam ser cenas de um episódio isolado, mas quem mora em Maceió sabe que isso se repete toda vez que chove. Esse problema tem sim solução e não é culpa da população”, afirmou o deputado, que também é Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais. Além disso, propôs a criação de um programa de escoamento de águas, construção de uma nova rede de drenagem, implementação de jardins de chuva, ampliação da macrodrenagem e melhorias na infraestrutura das grotas e comunidades de Maceió. “A população não pode ficar à mercê dos dias de sol e dependendo da sorte. Cuidar da população é fazer também obras gigantes que ninguém vê, mas que mudam a realidade da nossa capital, que mudam a vida das pessoas”, enfatizou Brito.
A recorrência de alagamentos em Maceió evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano para mitigar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos moradores.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto e Magno Malta a Bolsonaro
Polícia Civil recupera dois geradores de energia provenientes de estelionato
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Coelhos são resgatados vivos da garganta de pelicano em zoológico na China
Morre aos 93 anos Nivaldo Jatobá, ex-prefeito de São Miguel dos Campos
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
