Rafael Brito aponta soluções para enchentes em Maceió
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais
As intensas chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5) provocaram alagamentos em diversos bairros, causando transtornos significativos para a população. Os alagamentos resultaram em desabamentos de muros e interrupções no trânsito, afetando tanto a parte baixa quanto a alta da cidade e impedindo que muitos moradores chegassem aos seus locais de trabalho. Até o momento, a Defesa Civil atendeu a 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete alagamentos.
Nas redes sociais, o deputado federal Rafael Brito criticou a postura do prefeito João Henrique Caldas (JHC), que atribuiu o problema ao acúmulo de lixo nas galerias pluviais, responsabilizando a população. “Não é justo culpar a população, que é a mais prejudicada, por um problema de gestão. Essas imagens poderiam ser cenas de um episódio isolado, mas quem mora em Maceió sabe que isso se repete toda vez que chove. Esse problema tem sim solução e não é culpa da população”, afirmou o deputado, que também é Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais. Além disso, propôs a criação de um programa de escoamento de águas, construção de uma nova rede de drenagem, implementação de jardins de chuva, ampliação da macrodrenagem e melhorias na infraestrutura das grotas e comunidades de Maceió. “A população não pode ficar à mercê dos dias de sol e dependendo da sorte. Cuidar da população é fazer também obras gigantes que ninguém vê, mas que mudam a realidade da nossa capital, que mudam a vida das pessoas”, enfatizou Brito.
A recorrência de alagamentos em Maceió evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano para mitigar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos moradores.
Veja também
Últimas notícias
Carro de idoso que desapareceu em Maceió é encontrado carbonizado
Polícia não vê indícios de abuso sexual em criança achada morta no Feitosa; delegada aguarda laudo
Arthur Lira rebate provocações de Renan Calheiros sobre o Senado Federal
Macaco órfão viraliza ao abraçar pelúcia após morte da mãe e ser rejeitado em zoo
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
