Rafael Brito aponta soluções para enchentes em Maceió
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais
As intensas chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5) provocaram alagamentos em diversos bairros, causando transtornos significativos para a população. Os alagamentos resultaram em desabamentos de muros e interrupções no trânsito, afetando tanto a parte baixa quanto a alta da cidade e impedindo que muitos moradores chegassem aos seus locais de trabalho. Até o momento, a Defesa Civil atendeu a 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete alagamentos.
Nas redes sociais, o deputado federal Rafael Brito criticou a postura do prefeito João Henrique Caldas (JHC), que atribuiu o problema ao acúmulo de lixo nas galerias pluviais, responsabilizando a população. “Não é justo culpar a população, que é a mais prejudicada, por um problema de gestão. Essas imagens poderiam ser cenas de um episódio isolado, mas quem mora em Maceió sabe que isso se repete toda vez que chove. Esse problema tem sim solução e não é culpa da população”, afirmou o deputado, que também é Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.
O parlamentar sugeriu medidas como a manutenção e desobstrução de canais, avanço no esgotamento sanitário, implementação do Plano de Drenagem Urbana e gestão das águas pluviais. Além disso, propôs a criação de um programa de escoamento de águas, construção de uma nova rede de drenagem, implementação de jardins de chuva, ampliação da macrodrenagem e melhorias na infraestrutura das grotas e comunidades de Maceió. “A população não pode ficar à mercê dos dias de sol e dependendo da sorte. Cuidar da população é fazer também obras gigantes que ninguém vê, mas que mudam a realidade da nossa capital, que mudam a vida das pessoas”, enfatizou Brito.
A recorrência de alagamentos em Maceió evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano para mitigar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos moradores.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
