Alagoas vai realizar em agosto a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa
Convocação foi feita por meio de portaria conjunta publicada nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado
A 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nos dias 20 e 21 de agosto deste ano, em Maceió. O evento terá como tema "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação".
A convocação foi feita por meio de portaria conjunta publicada, nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/AL).
A Conferência abordará cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir os direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência; abandono social e familiar da pessoa idosa, participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e, por fim, consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado brasileiro.
O principal objetivo do encontro é promover a participação social, visando a proposição de ações que possibilitem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável.
Além disso, a iniciativa busca identificar os desafios do envelhecimento plural no estado, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
Ao fim, espera-se que sejam propostas ações de equidade para a defesa, promoção e a proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas. De acordo com a presidente do CEDPI, Marta Marisa, este é um momento crucial para que se possa construir, de forma conjunta, políticas públicas efetivas para as pessoas idosas de Alagoas.
"A participação dos representantes da política da pessoa idosas nos municípios é fundamental para que possamos construir propostas concretas e eficazes para a promoção do envelhecimento digno e saudável em nosso estado. Juntos, podemos fazer a diferença", enfatizou Marisa.
Ela disse ainda que o tema deste ano, "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação", nos convida a refletir sobre a importância de garantir que todas as pessoas idosas, em sua diversidade, tenham seus direitos respeitados e possam participar ativamente da sociedade.
"Esse é o anseio de toda população idosa do nosso estado, parabéns a todos", finaliza.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
