Três pontos comerciais são interditados por funcionamento irregular e falta de higiene em Maceió
Segundo a Vigilância Sanitária, os alimentos eram produzidos e armazenados de forma inadequada, sem refrigeração
Três pontos comerciais foram interditados por falta de higiene e de estrutura no bairro Ponta da Terra, em Maceió, nesta terça-feira (11).
Segundo a Vigilância Sanitária, os locais funcionavam de forma clandestina e os alimentos eram produzidos e armazenados de forma inadequada, sem refrigeração.
“Os comerciantes possuíam a guarda de carrinhos para ambulantes e comercializavam alimentos perecíveis como milho, pasteis e cana-de-açúcar na orla marítima. Os alimentos que seriam comercializados na orla estavam armazenados em temperatura ambiente, sem a preocupação de mantê-los sob refrigeração, expondo os mesmos à contaminação e, consequentemente, colocando a saúde da população em risco", informou Airton Santos, chefe especial do órgão.
Foram encontrados restos de alimentos espalhados, madeiras e outros entulhos nos locais, o que poderia resultar na proliferação de insetos e roedores.
De acordo com o órgão, próximo aos estabelecimentos foram identificados um esgoto a céu aberto e diversos vazamentos.
Os proprietários dos pontos comerciais têm o prazo de até 30 dias para se adequar às exigências sanitária e solicitar desinterdição. Caso o estabelecimento volte a funcionar de forma irregular, os proprietários podem levar uma multa no valor que varia entre R$ 180 e R$ 38 mil.