Em audiência pública, Leonardo Dias defende realocação dos moradores dos Flexais
O vereador escutou moradores das áreas evacuadas devido ao afundamento do solo
O vereador Leonardo Dias (PL) participou, na noite dessa quinta-feira (13), de uma audiência pública, cujo objetivo central foi ouvir os moradores das regiões do entorno às áreas evacuadas devido ao afundamento do solo nos bairros de Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Pinheiro.
O encontro promovido pela Defensoria Pública do Estado ocorreu no Parque da Lagoa e contou com a presença dos moradores dos Flexais de Baixo e de Cima, Quebradas e Marquês de Abrantes. O encontro teve como propósito proporcionar um espaço para que os moradores compartilhassem suas dificuldades.
Durante a reunião, Leonardo Dias voltou a demonstrar apoio à população da região, que, desde a evacuação dos bairros, vive em isolamento social. O vereador reiterou a necessidade de um acordo entre os moradores e a mineradora Braskem para viabilizar a realocação da população dessas áreas.
Leonardo Dias ressaltou, durante o evento, que, em fevereiro de 2022, como presidente da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), sugeriu às autoridades a realocação desses moradores.
“Minha opinião segue a mesma de 2022, quando pedi à Força-Tarefa que fizesse todo o possível para retirar essas pessoas daqui. É preciso um acordo com a Braskem e, na minha visão, nenhuma melhoria será suficiente para minimizar o que foi causado”, afirmou o vereador.
Durante seu pronunciamento na audiência, Leonardo Dias reafirmou seu compromisso com os moradores que vivem em isolamento social.
“Me coloco à disposição de vocês para darmos continuidade a esse trabalho. Durante o funcionamento da CEPBAS, pedimos ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público Estadual (MPE), bem como às Defensorias Públicas do Estado e da União, que fosse firmado um acordo para que as pessoas pudessem sair daqui, mas, infelizmente, isso não foi possível naquele momento. Saibam que continuaremos dando voz a vocês”, complementou Dias.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido atuante na defesa dos moradores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió. Além de propor e presidir a CEPBAS, o vereador intermediou, junto ao Executivo Municipal, uma atualização na Lei 6.900/2019, estendendo isenções de impostos aos moradores das regiões afetadas, incluindo também as localidades próximas ao mapa da área atingida.
Outra importante iniciativa de Leonardo Dias foi a criação da lei que proíbe a Braskem de utilizar as áreas evacuadas devido à atividade de mineração.
"Esta é a nossa contribuição para garantir justiça às pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares e por tantos que estão nesta situação difícil de isolamento social”, concluiu.
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
