Em audiência pública, Leonardo Dias defende realocação dos moradores dos Flexais
O vereador escutou moradores das áreas evacuadas devido ao afundamento do solo
O vereador Leonardo Dias (PL) participou, na noite dessa quinta-feira (13), de uma audiência pública, cujo objetivo central foi ouvir os moradores das regiões do entorno às áreas evacuadas devido ao afundamento do solo nos bairros de Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Pinheiro.
O encontro promovido pela Defensoria Pública do Estado ocorreu no Parque da Lagoa e contou com a presença dos moradores dos Flexais de Baixo e de Cima, Quebradas e Marquês de Abrantes. O encontro teve como propósito proporcionar um espaço para que os moradores compartilhassem suas dificuldades.
Durante a reunião, Leonardo Dias voltou a demonstrar apoio à população da região, que, desde a evacuação dos bairros, vive em isolamento social. O vereador reiterou a necessidade de um acordo entre os moradores e a mineradora Braskem para viabilizar a realocação da população dessas áreas.
Leonardo Dias ressaltou, durante o evento, que, em fevereiro de 2022, como presidente da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), sugeriu às autoridades a realocação desses moradores.
“Minha opinião segue a mesma de 2022, quando pedi à Força-Tarefa que fizesse todo o possível para retirar essas pessoas daqui. É preciso um acordo com a Braskem e, na minha visão, nenhuma melhoria será suficiente para minimizar o que foi causado”, afirmou o vereador.
Durante seu pronunciamento na audiência, Leonardo Dias reafirmou seu compromisso com os moradores que vivem em isolamento social.
“Me coloco à disposição de vocês para darmos continuidade a esse trabalho. Durante o funcionamento da CEPBAS, pedimos ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público Estadual (MPE), bem como às Defensorias Públicas do Estado e da União, que fosse firmado um acordo para que as pessoas pudessem sair daqui, mas, infelizmente, isso não foi possível naquele momento. Saibam que continuaremos dando voz a vocês”, complementou Dias.
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido atuante na defesa dos moradores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió. Além de propor e presidir a CEPBAS, o vereador intermediou, junto ao Executivo Municipal, uma atualização na Lei 6.900/2019, estendendo isenções de impostos aos moradores das regiões afetadas, incluindo também as localidades próximas ao mapa da área atingida.
Outra importante iniciativa de Leonardo Dias foi a criação da lei que proíbe a Braskem de utilizar as áreas evacuadas devido à atividade de mineração.
"Esta é a nossa contribuição para garantir justiça às pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares e por tantos que estão nesta situação difícil de isolamento social”, concluiu.
Últimas notícias
Nova onda de ameaças de bomba afeta voos comerciais na Europa
Líder do Comando Vermelho na Rota Ecológica morre em confronto com policiais
Acidente na AL-220 deixa dois motociclistas feridos no Sertão de Alagoas
Pescador de 58 anos morre afogado em barragem em Estrela de Alagoas
Colisão entre carro e cinquentinha deixa mulher ferida em Japaratinga
Incêndio de grandes proporções assusta moradores às margens da Perucaba
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
