Governo de Alagoas lança curso Turismo+Inclusivo
Realizado pela Secdef em parceria com a Escola do Turismo da Setur, capacitação vai discutir cidadania e acessibilidade

O Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e do Turismo (Setur), vai promover o curso Turismo+Inclusivo. A iniciativa visa preparar o trade turístico alagoano para atender a um público diverso, com segurança e qualidade.
O lançamento será no dia 25 de fevereiro, no Centro de Convenções de Maceió e vai reunir gestores, prestadores de serviços e outros profissionais do setor para discutir temas como cidadania e acessibilidade. O curso, realizado pelo Programa Escola do Turismo, será dividido em cinco módulos: turismo e cidadania, bem-estar animal, proteção e direitos de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas. Profissionais do turismo, guias, gestores, operadores de agências de viagens, estudantes e demais interessados em um turismo mais inclusivo e sustentável devem participar.
"O turismo é uma atividade que movimenta a economia e gera empregos, mas é fundamental que seja desenvolvido de forma responsável, respeitando os direitos de cada cidadão", disse Arabella Mendonça, secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. "O curso Turismo+Inclusivo é um passo importante para garantir que Alagoas seja um destino turístico cada vez mais atrativo e inclusivo", enfatizou.
A secretária do Turismo, Bárbara Braga, destacou ainda que o foco é consolidar Alagoas como um destino acessível para, além de ampliar as oportunidades de negócios e turismo, reforçar o compromisso do Estado de Alagoas com o cidadão e o respeito ao ser humano.
"Sempre batemos nesta tecla de que devemos ter cada vez mais a nossa infraestrutura dos serviços ofertados como prioridade, visando não atender apenas uma demanda crescente por turismo acessível, mas também para promovermos valores de inclusão e respeito. Ser acessível vai além de adaptar estruturas físicas, é um compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Ao adotar práticas inclusivas, o turismo abre portas para que todos possam desfrutar de experiências turísticas, independentemente de suas habilidades físicas, sociais ou econômicas. Ao adaptar infraestruturas, oferecer serviços acessíveis e promover a diversidade, os destinos turísticos se tornam mais atrativos para um público mais amplo, gerando um maior fluxo de visitantes e, consequentemente, mais recursos para a comunidade.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
