Consumo excessivo de álcool pode prejudicar a saúde durante o carnaval
Psicóloga Rosa Melo recomenda moderação para que a alegria da festa seja interrompida
O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode transformar a celebração em uma experiência negativa, trazendo riscos à saúde e à segurança. O alerta é da psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rosa Augusta de Melo, que atua na Assessoria Técnica de Álcool e Outras Drogas.
Ela diz que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode levar a diversos problemas, como desidratação, intoxicação, descontrole emocional e até mesmo acidentes de trânsito.
“Sabemos que o efeito do álcool para algumas pessoas é excitante e para outras deprime. Na realidade vai depender muito da personalidade de cada pessoa e, por isso, é fundamental que entendam seus próprios limites e saibam que a diversão não precisa estar atrelada ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas”, orienta.
Além disso, a psicóloga da Sesau ressalta que o álcool afeta o julgamento e pode expor as pessoas a situações de risco, como brigas, quedas e comportamentos imprudentes no trânsito.
“Precisamos conscientizar os outros e a nós mesmos sobre os riscos que o consumo exagerado de álcool pode proporcionar. É necessário sabermos identificar os efeitos dele e promover uma parceria entre as pessoas que estão juntas, com o intuito de que fiscalizem quem está passando do ponto na ingestão do álcool e, principalmente, orientar para que não se dirija alcoolizado”, recomenda.
Riscos à Saúde
Para aproveitar a folia com segurança e responsabilidade, Rosa Augusta de Melo aconselha manter hábitos saudáveis com a alimentação e consumo de água.
“O consumo excessivo de álcool pode gerar perda de líquido no organismo e, consequentemente, desidratação. Por isso, ingerir bastante água é fundamental. Não se esqueça de sempre levar uma garrafinha de água durante os bloquinhos. Também prefira comidas mais leves como frutas e vegetais ricos em líquidos que ajudam a manter o corpo hidratado”, pontua.
A psicóloga da Sesau chama a atenção para a escolha das bebidas durante as festas. Ela frisa, também, que no caso das pessoas que fazem uso de medicamentos, é necessário estar atentas se podem consumir bebidas alcoólicas.
“As misturas de bebidas também devem ser evitadas e se realizar uso de medicamentos, o aconselhável é não consumir álcool no período, para evitar a interação medicamentosa".
Últimas notícias
Prefeita de São Luís do Quitunde reforça ações de assistência na zona rural com entrega de cestas básicas
Suspeita de bomba no Rodoanel: Motorista desmaia ao ser retirado de carreta
Colisão entre ônibus e carro deixa uma pessoa ferida e trânsito lento no Centro de Maceió
Senado aprova projeto que aumenta para 40 anos pena estupro de vulneráveis seguido de morte
Acidente de trânsito deixa mulher ferida no município de Porto de Pedras
Dois homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
